Informe RC
MÃOS AO ALTO: ASSALTO!
Assalto de políticos, de grande e pequeno porte, ao erário público, sempre existiu em todos os governos. Em alguns países, quando pegos, são presos e punidos pela Justiça com condenações à morte, prisão perpétua ou corte das mãos. Mas a situação que no momento, nos 12 anos do governo do PT, atravessa o Brasil, tido como um dos mais violentos e corruptos do mundo, com o assalto praticado com participação de executivos de grandes empreiteiras de engenharia, que superfaturavam preços e realizavam serviços inexistentes, contra os cofres da Petrobrás (10 bilhões de reais), com ajuda de ex-dirigentes da estatal e doleiros, alguns presos, sendo manchete diária desde março nos órgãos da imprensa mundial, e apontados como beneficiados, partidos e políticos com mandados eletivos, ou não, filiados ao PT e outras legendas aliadas do governo no Congresso Nacional, no pasto financeiro, com o dinheiro do povo, vindo desde o início (2003) do governo do ex Lula da Silva ao da atual companheira Dilma, que, segundo depoimentos prestados à Justiça, tinham conhecimento da gatunagem, que bancou parte da campanha eleitoral da presidente eleita nas eleições de 2010, constitui crime eleitoral e de lesa-pátria. O suspense da população que assiste a esta novela, desprovida de segurança, saúde, educação, saneamento básico, residentes em cidades com lixões a céu aberto, não é o volume exagerado do dinheiro roubado que vem sendo comprovado pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal do Paraná, e sim dos envolvidos no esquema criminoso não serem punidos, e do furtado não ser devolvido, por ter tomado Doril, como de costume. Por menos de 5% do que está fazendo o PT no governo, os militares passaram 21 anos no poder “1964/1985”, e o ex-presidente Collor foi escorraçado do cargo (impeachment) pelo Congresso Nacional em 1992.
POUCA VERGONHA
Constitui falta de respeito ao cidadão esclarecido e um assalto a bens de uso estritamente oficial, a aprovação da Resolução 23.404 de fevereiro de 2014, do Tribunal Superior Eleitoral, que teve como relator o ex-petista de carteirinha, Dias Toffóli, presidente do Órgão, que o uso de transporte oficial pela presidente da República e sua comitiva em eventos ou campanha eleitoral será ressarcido ao Erário pelo partido politico ou coligação, usando preços de mercado nos trechos percorridos. Nada contra a sabedoria petista acostumada a misturar o público com o privado, a exemplo do Mensalão e do Petrolão. Mas esta resolução foi elaborada de encomenda para beneficiar a presidente reeleita Dilma Rousseff, já que não se tem conhecimento de outros presidenciáveis terem sido favorecidos por esta pratica tornada legal, mas imoral e vergonhosa. Se o preço pago pelo uso de aviões e outros tipos de transporte chapa branca durante os três anos de campanha da presidente reeleita seja o mesmo pago pelo presidente do Senado, da Câmara Federal, Ministros e políticos com mandatos, flagrados usando jatinhos, acompanhados de amigos e familiares no período da Copa do Mundo, essa Resolução envergonha o Brasil. Por isso que a corrupção no Governo Federal não para, aumenta. Só não estão roubando, o cego, e quem não tem as duas mãos, assim mesmo corre perigo!
BRINQUEDO POLÍTICO
O quase vitalício vereador, militar aposentado da PM e pastor Reginaldo Campos (PSB), pela 3ª vez suplente de deputado estadual, criador e idealizador da Praça da Bíblia (ainda no imaginário) foi o único vereador contemplado desde o inicio da administração Alexandre Von com uma secretaria importante, a antiga SMT, hoje SMMT, acrescida de Mobilidade, que mexe com vida. Bem trabalhada, dá votos, e dinheiro, se desejar… para qual indicou uma irmã de fé da Igreja da Paz, com pouca vivência e conhecimento de sinais de trânsito. O vereador, conhecido como manda chuva no órgão, está sendo apontado como responsável por tudo de ruim que acontece no trânsito em Santarém, tido pelos entendidos com o pior do interior do Pará, onde falta tudo para funcionar a contento, que o diga o Ministério Público, o Pronto Socorro Municipal e a oficial PM encarregada do Ptran. No dia que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito for vista como coisa séria e não como brinquedo político, o trânsito na cidade vai melhorar. Salvando vidas, diminuindo as estatísticas do Ptran e descongestionando leitos do Hospital Municipal. Como ganhou a presidência da Câmara, deveria entregar o brinquedo.
O TEMPO DIRÁ
Estudo feito por universidades brasileiras, bancado pelo Ministério das Cidades, aponta falhas no programa “Minha Casa-Minha Vida”, uma das joias da coroa da presidente reeleita, destinadas às famílias de baixa renda, financiadas pela Caixa Econômica. Critica a localização da maioria dos conjuntos e a estrutura urbana precária. Falta de segurança, escolas, comércio, posto policial e médicos distantes e dificuldades de transporte, o que pode levar famílias contempladas a abandonarem o sonho da casa própria, deixando de pagar as prestações e os falsos Sem Tetos a tomar de conta, como vem ocorrendo em vários estados. Aqui no Oeste paraense, onde o inverno dura 6 meses, com muitas chuvas, os conjuntos estão em situação pior: falta água, luz, transporte e drenagem para o escoamento das águas, sem causar impactos ambientais a igarapés e lagos às proximidades, como vem ocorrendo com o Juá. Falam que as 3.081 casas, com mais de 3 anos de construção, em Santarém, na rodovia Fernando Guilhon, breve vai virar favela, e da área se transformar na mais perigosa da cidade. O tempo dirá se os palpiteiros estão ou não com a razão.
FRAUDADORES DE CONCURSOS
Um dos negócios mais rentáveis do país é a formação de quadrilhas para vender gabaritos de provas para fraudar concursos, desde cabos e soldados da PM, Forças Armadas, cursos de nível superior e provas do Enem. O leque de opções é generalizado, tem profissões para todos os gostos, menos para padre. Há mais de 20 anos, anualmente a Polícia Federal coloca “empresários” incursos nesse crime atrás das grades. Em poucos dias são soltos, advogados ganham habeas corpus da Justiça a seus constituídos, e passam a responder pelos crimes em “liberdade eterna” sem serem incomodados, usufruindo da respeitada impunidade. Mês passado, o Ministério Público e a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu uma quadrilha (11) que atuava em todo o Brasil composta de médicos e professores universitários que vendiam gabarito das provas do Enem (versão 2014) e de cursos de medicina em dezenas de faculdades, usando equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, comprados na China, que variavam de 70 a 300 mil reais. A Justiça, como demora a punir, a sacanagem não acaba.
PARECIDO COM LOROTA
Parece lorota, mas não é. O diretório nacional do PT, num encontro em Fortaleza, na sexta 28, que contou com a presença da companheira presidente Dilma e do tesoureiro “injustiçado” João Vaccari Neto, entre muitas propostas apresentadas, aprovou documento em que assegura apoiar de forma firme e imbatível o combate a corrupção, e qualquer filiado envolvido em comportamento escandaloso de roubo ao dinheiro do povo, será expulso da legenda, mas antes da expulsão todos terão direito a “ampla defesa”. Os dirigentes nacionais do PT continuam pensando viver no mundo da lua e do povo sofrer de amnesia permanente e ignorar a existência da Ação Penal 470, a do Mensalão, julgada pelos ministros do Supremo, que levou companheiros a cumprirem penas em Penitenciárias como condenados de Justiça, incursos em vários crimes tipificados no Código Penal. Caso o PT cumprisse o prometido em Fortaleza, expulsando da militância os envolvidos em corrupção (milhares), prestariam um grande serviço ao Brasil e aos brasileiros. Basta de tanta corrupção e mentira.
DINHEIRO JOGADO NO RALO
Nas eleições de outubro, o PRB, partido do bispo ou arcebispo, dono da Igreja Universal do Reino, da Rede Record e também do Templo do Rei Salomão, em São Paulo, Edir Macedo, elegeu 20 deputados federais e outros tantos estaduais em vários estados, graças a emissão de milhares de carteiras de pescador, em papel comum (provisória), maioria a piratas, para receberem o Seguro Defeso, 4 salários mínimos/ano, sem a obrigação de usar caniço ou colocar isca em anzol, a não ser dar o voto. Conclusão: o PRB, que controla o Ministério da Pesca, foi o partido que mais cresceu, assim como aumentou o número de pescadores, 11 vezes mais em 12 anos. A companheira Dilma, beneficiada pelos votos da multiplicação dos peixes, principalmente no Pará e em cidades que não possuem rios, tem conhecimento, desde o início de seu governo, do Ministério da Pesca ser antro de corrupção, onde bilhões de reais são jogados anualmente no ralo, quando deviam ser investidos em finalidades mais nobres, como saúde, segurança e educação. O Ministério Público Federal e a Polícia Federal, mediante centenas de denúncias, investigam a emissão das carteiras eleitoreiras, mas o PRB se antecipa dizendo ser perseguição política. Tá. A Polícia Federal sabe que não é.
ALÔ, MINISTÉRIO PÚBLICO
Alguém é responsável, Capitania dos Portos ou a ARCON (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos) que é mais politica e protetora dos donos de embarcações do que dos usuários, pelo desrespeito com os passageiros que diariamente chegam e saem de Santarém para cidades vizinhas em viagens de 5 a 12h, no que diz respeito a vendas de bebidas alcoólicas, uso de drogas e sons altos até a madrugada, perturbando o sossego de adultos, doentes e crianças. De vez em quando, os efeitos dessa bagunça generalizada, na maioria dos barcos, chegam ao conhecimento da Polícia, principalmente quando um embriagado morre afogado ou é vitima de roubo. O certo é dos proprietários serem responsabilizados pelo que ocorre no interior das embarcações. Que cobrem caro pelas passagens ainda é suportável, mas vender bebidas não tem cabimento, aí vira caso de polícia. Como a Capitania dos Portos e a ARCON não estão nem aí, bem que o Ministério Público de Santarém devia acabar com essa baderna, que às vezes corta vidas.
AMOR SEM LIMITE
Comum, marido ou companheiro abandonar a parceira, para viver com a sogra, cunhada, sobrinha, tia, empregada ou enteada, ainda vá lá, faz parte do cotidiano e das paginas policiais dos jornais. Mas se desligar da esposa, abandonar filhos menores para se relacionar com o sogro, numa relação homo afetiva, é raro, digna de registro nas páginas do Guines book. Foi o que ocorreu no município de Vila Velha no Espirito Santo com o comerciante de 37 anos que se apaixonou pelo sogrão bancário de 60, casado com uma professora de 59, pai de três filhas maiores, que abandonou o lar onde viveu por 32 anos para viver com o genro uma paixão proibida e devastadora que chamou a atenção dos familiares e de toda população, menos do casal de “pombinhos” que já voavam juntos há mais de 10 anos. Camões, poeta português, assim iniciava um dos seus sonetos: “Amor é um fogo que arde sem se ver…”.
HOJE A SITUAÇÃO É OUTRA
Comentam os cultores do direito que a impunidade e a corrupção, quase oficializadas, existentes no país, divulgadas quase hora a hora pela mídia, são incentivos a marginalidade. Os de pouco estudo, entregues aos vícios, escolhem a maneira mais fácil de ganhar dinheiro, assaltando e roubando, nem que façam vitimas, passando a viver escondidos da polícia. Faz parte do jogo. Policial aposentado, mas atualizado com os passos da bandidagem, no “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga, afirmava no sábado (28), aos senadores presentes, que Santarém nunca esteve tão impregnada de marginais, gangues, bocas de fumo, traficantes de drogas e puxadores de veículos e motos, quanto agora, sem que a Polícia disponha de material humano e recursos materiais para combater. Para uma cidade, considerada 5 anos atrás como tranquila e pacata para se viver, segundo uma revista de grande circulação nacional, hoje a diferença é grande. Na opinião do velho policial a situação tende a piorar.
O BRASIL DESCENDO A LADEIRA
1ª- Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga que foram registradas, em 2013, 50.325 casos de estupro. Calculam que no país tenha havido 143.000. 2ª- Não foi por falta de aviso. O presidente do Tribunal de Contas da União afirma que há muito tempo vinha alertando o governo para o rombo de bilhões nos cofres da Petrobrás. Onde a estatal investia, técnicos do TCU apontavam superfaturamento para todos os lados. 3ª- Jovem de 20 anos, drogado, mata o pai enforcado com uma corrente de cachorro. 4ª- Filho de 22 anos mata mãe, padrasto e estupra 7 adolescentes. 4ª- Os casos de Aids no mundo diminuíram 32%, no Brasil aumentou 53%. 5ª- Com a queda de 0,2% na atividade econômica brasileira, neste 3º trimestre do ano, deixou o Brasil, entre 34 países, no 31º lugar. 6ª- O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa, e a ex-chefe da Casa Civil da presidência, senadora Gleisi Hoffmann, candidata quase fona ao governo do Paraná, foram citados por um doleiro, em depoimento à Justiça, de terem forrado os bolsos com 1 milhão de reais, cada, do dinheiro surrupiado da Petrobrás. Ambos, como bons alunos da cartilha petistas, negam. É o Brasil descendo a ladeira.