UFOPA ganha o título de Centro de Treinamento em Computação Paralela
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi nomeada Centro de Excelência em Ensino da Tecnologia CUDA (Compute Unified Device Architecture) pela NVIDIA, empresa líder mundial em computação visual. CUDA é uma plataforma de computação paralela e um modelo de programação que pode auxiliar diversas áreas onde a computação de alto desempenho é exigida, como por exemplo, previsões meteorológicas, inteligência computacional e análises numéricas. Este ano, duas instituições brasileiras receberam o título: a UFOPA e a Universidade São Paulo (USP).
Para falar da conquista, na sexta-feira, 19, foi realizada palestra no auditório do Câmpus Rondon, às 19h, com o tema CUDA Teaching Center: desafios e oportunidades. Na ocasião, o coordenador do curso de Engenharia da Computação da UFOPA, Fábio Manoel Franca Lobato, expôs a importância de a instituição ter sido beneficiada com este título e todo seu processo histórico de aquisição.
No Brasil, são 13 Instituições beneficiadas com o projeto, mas na região Norte do país a UFOPA será a primeira universidade a ter implantado o CUDA. O mérito é devido ao reconhecimento por seu compromisso no avanço educacional. Como parte do projeto, a NVIDIA doará equipamentos de alto desempenho e vai disponibilizar material pedagógico institucional. Em contrapartida, a UFOPA irá destinar cursos e oficinas à comunidade em geral e acadêmica.
“O projeto fará parte do curso de Engenharia de Computação, a ser inserido no processo seletivo da UFOPA, em 2016. Será uma oportunidade de implementar novas pesquisas e a instituição ganha visibilidade nacional e internacional”, explica o professor Fábio Franca.
UFOPA ABRE INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2015
A seleção é destinada a candidatos indígenas e quilombolas
Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial 2015, destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas para o provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). No total, a Universidade ofertará 65 vagas para candidatos indígenas e 65 vagas para candidatos quilombolas. Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 20 de janeiro de 2015, no endereço eletrônicowww.ufopa.edu.br/pse2015/public.
Para homologar a inscrição, o candidato deve entregar sua documentação nos câmpus da UFOPA, até o dia 20 de janeiro de 2015, inclusive a declaração de autorreconhecimento e a declaração de pertencimento, emitida e assinada por autoridade indígena ou quilombola, a depender do caso.
A divulgação das inscrições homologadas acontecerá no dia 23 de janeiro de 2015. Já o Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível, no endereço eletrônico do PSE 2015, para impressão a partir do dia 24 de janeiro de 2015.
Os candidatos que possuem curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) não poderão concorrer às vagas destinadas ao PSE.
Mais informações sobre o PSE 2015 na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), situada no Câmpus Amazônia, em Santarém (PA), pelo telefone (93) 2101-6756 ou pelo e-mail pse2015ufopa@gmail.com.
Indígenas – O Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) da UFOPA dar-se-á em duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira consiste de prova de leitura e de interpretação de textos a ser realizada no dia 31 de janeiro de 2015, das 8 às 12 horas, nos municípios de Jacareacanga, Oriximiná e Santarém. A segunda consistirá de entrevista e análise do histórico escolar do ensino médio dos candidatos não eliminados na primeira fase.
Quilombolas – Já o Processo Seletivo Especial Quilombola (PESQ) será realizado nos municípios de Oriximiná, Óbidos e Santarém no dia 31 de janeiro de 2015, de 8h às 12h. A seleção de candidatos quilombolas será através de prova de leitura e interpretação de textos, com cinco questões sobre temas atuais da problemática regional, valendo dez pontos no total. O resultado será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2015 no sítio da UFOPA.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA