Matrícula na rede estadual de ensino começa na segunda

Material escolar está mais caro
Material escolar está mais caro

A matrícula 2015 da rede estadual de ensino começa na próxima segunda-feira, dia 05. A pré-matrícula, primeira fase do processo, poderá ser feita pelo site www.seduc.pa.gov.br ou na Central de Atendimento, pelo 0800-2800078, de segunda a sexta, de 8 às 18 horas, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Pelo cronograma da Seduc, no período de 5 de janeiro a 8 de fevereiro será feita a pré-matrícula de novos alunos portadores de deficiência e demais novos alunos. De 9 a 13 de fevereiro ocorrerá a confirmação de matrícula dos novos alunos. A confirmação de matrícula de novos alunos portadores de deficiência será nos dias 9 e 10 de fevereiro.
No dia 11 será a confirmação de matrícula dos demais novos alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental nove anos; 8ª série do ensino fundamental e da 1ª à 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA Fundamental). No dia 12 será a confirmação de matrícula dos estudantes da 1ª série do ensino médio regular e 1ª etapa da EJA Médio.
MATERIAL ESCOLAR: Depois das festas de fim de ano, muitos pais já começam a se preocupar com a organização da volta às aulas dos filhos, com compra do material, uniforme e contratação do transporte escolar. Para minimizar os riscos de problemas com o retorna à escola, o Procon está orientando sobre os direitos dos consumidores na hora da compra e contratação destes produtos e serviços. Antes ir às compras, verifique se itens que restaram do ano passado podem ser reaproveitados. Em seguida, pesquise preços em diferentes estabelecimentos; Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. Pais de alunos reclamam do preço do material escolar que está mais caro, o que dificulta um bom ateria para seus filhos.
PORTARIA DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: A secretária municipal de Educação, Irene Escher, assinou na sexta-feira (02/01) Portaria 001, que dispõe sobre os Procedimentos de matrícula nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santarém. A Portaria determina que todas as escolas realizem a chamada pública de todas as crianças a partir de seis anos de idade e de jovens e adultos que se encontram fora da escola, no entorno de cada uma delas, assegurando a igualdade de acesso.
Estabelece que cada escola do Município no período de planejamento e efetivação da matrícula assegure o acesso a todos os alunos, em articulação com as escolas da rede estadual e com as outras escolas municipais do próprio bairro.
Não havendo vaga para todas as crianças nas escolas do bairro, os diretores deverão comunicar imediatamente a SEMED, para que as devidas providências sejam garantidas num processo de parceria com a SEDUC.
De acordo com a portaria, as unidades escolares deverão organizar-se para o atendimento ao educando com necessidades educacionais especiais, assegurando condições mínimas necessárias para uma educação de qualidade a todos.
Esclarece a Portaria que os novos alunos matriculados e os rematriculados no ensino fundamental de 1º ao 9º ano, deverão passar por uma avaliação diagnóstica (perfil de turma) de leitura, escrita e cálculo simples nas primeiras duas semanas de aulas, com a finalidade de: classificar corretamente os alunos para a formação das classes de 1º ano, formar as classes de alfabetização Se Liga e Aceleração da Aprendizagem de alunos defasados em idade e série, identificar alunos do 2º ao 9º ano com problemas de leitura, escrita e calculo simples, para a efetivação de projetos de recuperação paralela.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *