Pará teve 52 mortes em quatro dias
O ano de 2015 começou como terminou 2014 no estado do Pará, ou seja, banhado de sangue. Desde a zero hora do dia 1º de janeiro até as 20h de ontem, 52 pessoas perderam a vida em homicídios e latrocínios nesses quatro dias em todo Estado. A seguir, alguns desses crimes, que se caracterizaram pela brutalidade. Nosso balanço começa nos primeiros minutos de 2015, por Altamira, com o homicídio que foi vitima Ivanildo Alves Henrique, conhecido como “Bonde”, furado a faca na rua 1º de janeiro no bairro do Açaizal. Socorrido, ele morreu no hospital local.
Em Tucurui a vítima foi Magno Prestes Lisboa, de 17 anos, e o local do crime a praça de Eventos. Ele retornava de uma festa quando foi atacado por três homens, roubado e esfaqueado gravemente, morrendo na UPA de Tucurui. No município de Tailândia, Luis Carlos Texeira Conceição, de 19 anos, foi morto a facadas por homens desconhecidos, quando andava na rua B do bairro Vila Macarrão sem que a polícia tenha pistas dos criminosos.
No bairro do Telegrafo em Belém, Alan Gabriel Moía da Silva de 17 anos, por causa da venda de uma, foi morto a facadas na passagem Goiabal com a passagem Cruzeiro. O autor do crime, identificado por “Júnior”, fugiu.
Na Cidade Nova em Ananindeua, Augusto Sólon dos Santos Fernandes se envolveu em uma confusão na rua São Geraldo do conjunto Guajará I recebendo terçadadas pelo corpo, morreu no PSM da Cidade Nova II. Em Castanhal no bairro do Imperador foi registrado a morte de Gemilson Nascimento da Costa executado a tiros de espingarda calibre 12 em crime praticado pelo padrasto do rapaz na rua Domingos da Conceição. No município de Inhangapi, Luiz Ezequiel Rodrigues Lameira durante uma briga por causa de um terreno foi encontrado morto na vila da Serraria tendo como acusado um homem que os moradores conhecem apenas por “Chico”.
Em Nova Esperança do Piriá, Rodrigo Trindade de Oliveira foi vítima de disparos de arma de fogo, possivelmente durante um assalto, uma vez que o rapaz era considerado pacato e não se envolvia em confusão. No município de Palestina do Pará, Renata Maria da Silva Pereira de 17 anos foi encontrada morta no lixão de Palestina. A moça estava desaparecida desde o dia anterior e a polícia local investiga o homicídio.
Novamente em Castanhal, Clovis Ventura dos Santos saiu para caçar e não retornou deixando familiares aflitos. O corpo dele foi encontrado no ramal do Bacuri e apresentava lesões na cabeça e tórax.
No município do Acará, Malena Miranda Azevedo de 33 anos foi morta a facadas durante uma confusão na travessa Esperança na zona rural do município, tendo como acusado um homem conhecido apenas por “Esquisito”.
“TÔNICO”
Em Capitão Poço, Josnete da Silva foi esfaqueado gravemente na rodovia PA-124 vila do Cupixal tendo como autor o elemento conhecido por “Tônico”. Levado ao hospital o rapaz acabou morrendo e a PM prendeu o acusado.
Termina o dia primeiro do ano e na sequência o segundo dia não foi diferente.A UIPP Tapanã registrava a morte de Devid dos Santos de 17 anos executado na passagem Liberdade com vários tiros desferidos por dois homens em motos.
No município de Ulianopolis, Laudete Silva e Silva de 26 anos, foi encontrada morta na rua do Sol bairro das Palmeiras. A vítima estava bebendo com várias pessoas e depois foi dormir sendo encontrada no dia seguinte sem vida.
No município de Salinópolis, Sandro da Silva Nascimento de 29 anos foi agredido a pauladas em uma praça no bairro do Porto Grande. Conduzido ao PSM da 14 de março em Belém não resistiu a acabou morrendo.
Em Igarapé-Miri, na região da Costa Pinheiro, conhecido como “Touro”, foi assassinado na travessa Padre Emilio, palco de muitos assassinatos. Três tiros ceifaram a vida da vítima tendo como acusados integrantes da gangue “Rola papo”.
Santarém registrou também um homicídio. Elias Oliveira Melo de 54 anos sendo o crime na comunidade do Paraná no rio Tapajós. Ele foi encontrado morto em uma praia com afundamento do crânio e sinais de violência sexual tendo como suspeito um homem conhecido como “Có”.
Em Brejo Grande do Araguaia, Marcio Cleiton Pereira de Lima, residente na vila Santa Rita na zona rural do município foi encontrado morto dentro de uma represa com sinais de violência por todo o corpo.
Em Almeirim, Antonio Marcio Ferreira Melo foi executado durante uma confusão na rua Lameira Bittencourt tendo como suspeito um homem conhecido apenas como “Filho do Pedrão”, tem como motivo uma desavença entre ambos.
No município de Xinguara, Elias Mota dos Santos, foi morto a facadas na rua dos Ipês tendo como autor do crime Lucas Rocha e a motivação uma dívida de R$30. O autor do crime foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
Em Parauapebas o ano de 2015 começou com três assassinatos: Na vicinal após o bairro do Palmares I, foi encontrado o corpo de um homem desconhecido com pulsos amarrados. Na rua Maranhão bairro da Liberdade, Jackson do Nascimento Bento após uma discussão durante um acidente de moto foi executado com uma facada mortal e na rua 15 do bairro Cidade Nova Luis Rosa Pereira foi morto a golpes de faca por um desconhecido.
No município de São Caetano de Odivelas, um homem sem identificação foi encontrado morto na comunidade Vila Sorriso. O corpo estava em um barraco dentro de uma rede todo ensanguentado.
Em Breu Branco um duplo homicídio, tendo como vítimas Janaina Lopes da Silva de 18 anos e sua filha Parola Vitória de um ano e dez meses. O crime no bairro do Facão teve como pano de fundo uma briga generalizada entre duas famílias que começou num bar e se estendeu por toda comunidade.
No município de Santa Maria das Barreiras, Ney da Silva Santos, o “Bochecha”, foi encontrado morto com várias perfurações pelo corpo na comunidade do Jaú na zona rural do município. A vítima foi morta com tiros de espingarda 20.
Em Itaituba, Jair Rogério Cabral da Silva foi apunhalado violentamente no peito em cima do coração na avenida Getulio Vargas tendo como autor Antonio do Nascimento. Conduzido ao hospital morreu horas depois.
Novamente em Breu Branco, na vila Califórnia em meio a um matagal populares encontraram o corpo de um homem sem identificação possivelmente morto a pauladas uma vez que havia massa encefálica espalhada pelo local.
Em Eldorado dos Carajás, Francisco Valduir da Costa Chaves foi encontrado morto dentro da Chácara Deus e Amor. A morte da vítima está sendo investiga- da, pois a principio se tratava de suicídio, mas evidências levaram a abertura de inquérito policial.
No bairro do Reduto durante uma perseguição policial, um dos assaltantes entrou no residencial Olimpus na travessa Municipalidade e lá balearam um empresário que tentou obstar os passos de um dos assaltantes em fuga que depois fizeram reféns e acabaram presos.
Em Outeiro a Polícia Civil registrou a morte de Júnior Clécio Gonçalves que segundo as informações estaria praticando um arrastão quando foi perseguido encurralado e baleado sendo o corpo reconhecido no IML por parentes.
Em Novo Progresso, Mario Antonio Stone Sousa foi encontrado morto com sinais de violência pelo corpo no garimpo São Raimundo. A polícia local investiga a autoria do homicídio.
Em Paragominas por causa da doação de um porco Zenildo Ribeiro da Silva foi morto na colônia Novo Horizonte, figurando como acusados a companheira dele Alzenira de Sousa e o filho conhecido apenas por “Neném”.
Fonte: Diário do Pará