MILTON CORRÊA
PORTARIA DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA NA REDE MUNICIPAL
A secretária municipal de Educação, Irene Escher, assinou na sexta-feira passada, (02/01) Portaria 001, que dispõe sobre os Procedimentos de matrícula nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santarém.
A Portaria determina que todas as escolas realizem a chamada pública de todas as crianças a partir de seis anos de idade e de jovens e adultos que se encontram fora da escola, no entorno de cada uma delas, assegurando a igualdade de acesso.
Estabelece que cada escola do Município no período de planejamento e efetivação da matrícula assegure o acesso a todos os alunos, em articulação com as escolas da rede estadual e com as outras escolas municipais do próprio bairro.
Não havendo vaga para todas as crianças nas escolas do bairro, os diretores deverão comunicar imediatamente a SEMED, para que as devidas providências sejam garantidas num processo de parceria com a SEDUC.
De acordo com a portaria, as unidades escolares deverão organizar-se para o atendimento ao educando com necessidades educacionais especiais, assegurando condições mínimas necessárias para uma educação de qualidade a todos.
Esclarece a Portaria que os novos alunos matriculados e os rematriculados no ensino fundamental de 1º ao 9º ano, deverão passar por uma avaliação diagnóstica (perfil de turma) de leitura, escrita e cálculo simples nas primeiras duas semanas de aulas, com a finalidade de: classificar corretamente os alunos para a formação das classes de 1º ano, formar as classes de alfabetização Se Liga e Aceleração da Aprendizagem de alunos defasados em idade e série, identificar alunos do 2º ao 9º ano com problemas de leitura, escrita e calculo simples, para a efetivação de projetos de recuperação paralela.
QUAL A MELHOR ESCOLA PARA O SEU FILHO?
É perfeitamente natural e normal, que os pais queiram o melhor para seus filhos. Há um clima de indecisão e insegurança, em muitos lares onde a família tem crianças em idade escolar. Mas, afinal Qual a melhor escola para matricular os filhos? Especialistas no assunto afirmam que é necessário definir que tipo de valores os pais querem que sua criança aprenda.
Pedagogos esclarecem ser importante que a família deixe a criança participar desse processo de escolha e emita a sua opinião dizendo se o ambiente agradou ou não. Os pais, atentos a qualquer reação da criança, perceberão sinais sobre se estão felizes ou não. A escola e a família precisam abraçar os mesmos valores, para que não haja um choque maior entre as experiências de casa e da escola.
Sociólogos enfatizam que as famílias estão à procura de um ambiente carinhoso, mas que dê aos seus filhos a formação integral, humana, com atividades esportivas e artísticas, incentivo à criatividade, à socialização e à autonomia. Uma boa escola deve ter também uma estrutura física e grade curricular adequada para cada faixa etária.
O interesse pela vida escolar da criança é um ótimo assunto que deve acontecer entre pais e filhos e por eles ser amplamente avaliado, dentro de conceitos e princípios educativos e construtivos.
Perguntas feitas dia após dia, comentários positivos, sem pressa, podem ir aproximando os pais da vida escolar dos filhos.
Especialistas no assunto dizem que para a escola aprovar nossos filhos, é necessário que eles aprovem a escola. Assim os pais estão de fato buscando a melhor escola para seus filhos.
CONTROLANDO IMPULSOS NA HORA DE COMPRAR
O brasileiro vem se deparando com um mercado que diariamente tem diversificação em seus produtos, atraindo os olhares do consumidor, que na maioria das vezes deixa seduzir-se pelos apelos do marketing e acaba consumindo por impulso.
No entendimento de economistas, já se observa a presença de um perfil de consumidores, que optam por analisar suas condições no ato da compra e que não se deixam afetar pela publicidade e exercem o controle de seus impulsos na hora de comprar.
Analistas econômicos consideram o consumidor brasileiro bem mais informado, não se deixando influenciar pela mídia e nem pelos apelos sedutores da propaganda. Há quem Mantenha o seu comportamento inalterado, no que se refere ao consumismo.
Entendidos no assunto avaliam ter o consumidor dos dias atuais, mais interesse e maior conhecimento e responsabilidade diante das compras e só consomem o que é necessário para manter o seu bem estar social, respeitando limites e evitando supérfluos.
Evitar o desperdício é uma conduta de consumidor consciente e todo mundo sai ganhando, com certeza.
ATENÇÃO FUMANTES: A LEI ANTIFUMO JÁ ESTÁ EM VIGOR
Com certeza, a Lei Antifumo que já está em vigor desde o ano passado, é extremamente relevante em relação ao projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, que propõe o dia nacional do sexo, tema que abordamos na edição anterior.
A medida está sendo bem vinda entre os que não aderem ao fumo, mas que em muitos casos são vitimas do tabagismo, tornam-se fumantes passivos, quando estão sempre respirando a fumaça do cigarro de quem fuma.
A lei representa a defesa da vida daqueles que não fumam, mas que estão expostos a fumaça do tabaco. A lei representa também, a recuperação daqueles que querem parar de fumar.
A legislação, não limita-se apenas a restrição de locais para o consumo de cigarro e a punição do infrator. Ela garante por meio da ação do poder público, auxilio aos dependentes, fornecendo medicamentos e assistência àqueles que querem parar de fumar.
Entre tantas, a Lei Antifumo é uma das que tem alto beneficio para o ser humano, já que pessoas que não fumam também devem ficar alerta, pois a inalação da fumaça do cigarro causa muitos males principalmente nas crianças.
O tabagismo é nocivo, mas ele tem um agente que é o fumante. Acabar com o fumo em locais públicos e privados é um bem a saúde humana.
Portanto, a Lei além de garantir a prevenção do fumante passivo, é também um instrumento de auxilio aos dependentes, que lutam para livrar-se do vicio.