Deputado cobra de Ministro conclusão do Hospital Materno Infantil de Santarém
A conclusão da obra do Hospital Materno Infantil de Santarém foi um dos assuntos tratados pelo deputado federal Carlos Martins (PT-PA) em audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na tarde de terça-feira (13), na sede da pasta em Brasília. O parlamentar relatou que o projeto do hospital, foi apresentado ao Ministério ainda na gestão da prefeita Maria do Carmo, tendo sua obra iniciada em 2013, mas ainda não foi concluída. O parlamentar pediu informações sobre os repasses de recursos feitos pelo Governo Federal.
A entrega do prédio recebeu mais de R$ 23 milhões para construção do hospital, sendo R$ 18 milhões do Ministério da Saúde e 4,9 milhões é contrapartida da prefeitura. Ao manifestar preocupação com a conclusão da obra, Carlos Martins destacou que se trata de um hospital importante para Santarém e municípios vizinhos.
“Diante da carência da população por atendimento de saúde é preciso criar condições para que o Hospital Materno Infantil se torne realidade e melhore o acesso da população da região Oeste do Pará a serviços de saúde de qualidade”, disse Carlos Martins.
O ministro Arthur Chioro disse ao petista que técnicos do Ministério levantarão informações com as instituições envolvidas para saber como está o andamento da obra. “Vamos verificar se há algum problema no Ministério, na Caixa Econômica Federal ou na prefeitura de Santarém”, se manifestou o Ministro.
UPA 24 HORAS: A construção da uma segunda Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) em Santarém também foi tratada pelo Deputado no encontro com o ministro Arthur Chioro. Carlos Martins falou sobre a importância do projeto para Santarém. O parlamentar aguarda retorno da equipe do Ministério da Saúde sobre a situação desse projeto.
O senador eleito Paulo Rocha (PT-PA) também esteve presente no encontro.
DEPUTADO PEDE CRIAÇÃO DE SUPERINTENDÊNCIA DA PESCA NO OESTE DO PARÁ: O deputado federal Carlos Martins (PT-PA), que assumiu o mandato no início deste mês, esteve na terça-feira (13) com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, para pedir a criação da Superintendência Regional da Pesca e Aquicultura na região do Baixo Amazonas. De acordo com o parlamentar, atualmente todas as colônias de pescadores são atendidas pela Superintendência de Belém, porém, a distância da capital dificulta o acesso desses trabalhadores aos serviços do órgão.
O Deputado petista ressaltou a importância da implementação de uma política da pesca artesanal na região. “Há necessidade urgente de uma política pesqueira baseada no desenvolvimento sustentável dos recursos pesqueiros através da modernização do modelo artesanal e do manejo sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais”, disse Martins.
Helder Barbalho informou ao Deputado que concorda com o pleito. Ele comunicou que já está em andamento no Ministério um estudo para definir qual o melhor formato que atenderá as demandas do Oeste do Pará. Segundo o Ministro, para regionalizar o trabalho da pasta será necessário fazer uma série de “readequações”. Helder Barbalho reconheceu que a dificuldade em decorrência da extensão territorial somada à densidade da pesca artesanal no Estado dificulta a interação da Superintendência de Belém com regiões mais distantes, como o Baixo Amazonas.
Carlos Martins agradeceu a sensibilidade do Ministro com o tema e fez um convite para que visite Santarém e assim possa discutir com os pescadores as demandas do setor. O Ministro se comprometeu de vir em breve ao município de Santarém, sendo que a data da visita será definida nos próximos dias.
POSSE: O deputado Carlos Martins prestigiou a posse da presidenta Dilma Rousseff no dia 1º de janeiro. O parlamentar falou sobre a expectativa para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. “Senti-me honrado em participar, como Deputado, de mais esse momento histórico. Espero que a presidenta Dilma possa fazer um mandato com mais diálogo com todos os segmentos da sociedade, principalmente, os mais pobres a fim de superarmos juntos os grandes problemas do País. E não tenho dúvidas que a reforma política é um grande desafio a ser superado, é a porta de entrada para o enfrentamento de outros problemas como, por exemplo, a retomada do crescimento, melhorias na educação e aumento da produtividade da indústria nacional”, finalizou.
Na semana passada Carlos integrou a comitiva de autoridades paraenses que participou das solenidades de transmissão de cargo dos ministérios: Secretaria Geral da Presidência; Secretaria de Relações Institucionais; Ministério de Aquicultura e Pesca; e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Fonte: RG 15/O Impacto