Notícias de Curuá
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: No período da campanha presidencial e estadual, a presidente Dilma e governador Simão Jatene respectivamente tiveram o direcionamento político para angariar votos com o lobby de que iriam melhorar a saúde pública. É oportuno salientar, que todo cidadão brasileiro tem conhecimento de que a saúde está na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. O Ministério da Saúde criou o funcionamento das UPA’s, cujo objetivo é atender 24 horas por dia, durante 07 dias na semana, pacientes com diversos sintomas de doenças. Com isso, ajuda diminuir as filas nos hospitais e o sofrimento das pessoas em buscam atendimento médico em outros municípios. A UPA oferece estrutura significativa e simplificada com atendimento de: primeiros socorros, pequenas cirurgias, serviços de raio-x, eletrocardiograma, pediatria, exames laboratoriais e observações através de leitos. Dentro dessa filosofia, é dever do médico prestar imediato atendimento aos pacientes analisando e diagnosticando, de acordo com as patologias. Seria preponderante que os deputados Nilson Pinto e Júnior Ferrari e o governador Simão Jatene alocassem recursos para criação de uma UPA no município de Curuá e/ou hospital municipal.
POLÍTICA: Rumores dão conta que está diminuindo a verdadeira avalanche de pré-candidatos para disputarem a prefeitura de Curuá. Segundo fonte fidedigna, 02 postulantes já desistiram da idéia. Assim sendo, até a presente data, 04 pretensos ainda estão batendo o martelo colocando seus nomes ao julgamento popular. Um deles, que não quis seu nome revelado, disse à nossa reportagem, que está fazendo um trabalho de formiga para vê se consegue articular e formar um grande grupão para derrubar o poderoso PSDB. Uma coisa é certa, política assemelha-se a oração de São Francisco: “É dando que se recebe” ou toma lá dá cá. Afinal, seria utopia acreditar que no processo político, não seja um jogo de interesses para barganhar através de conchavos e acertos.
SEGURO DEFESO: Por literal e excessiva incompetência das instituições federais, mais um ano os pescadores artesanais estão sendo prejudicados no Período do Defeso. Para se ter dimensão dessa falta de respeito com o pobre pescador, até o fechamento desta edição os mesmos ainda não haviam realizado o procedimento de assinatura para obter o benefício. As desculpas do Ministério do Trabalho são as mesmas, velhas e manjadas de falta de documentos e servidores para confeccionar as carteiras que habilitam os associados das colônias receberem 04 salários mínimos. Pois durante 04 meses estes ficam impedidos de realizarem a prática da pesca.
SEMA: A Secretaria Estadual de Meio Ambiente esteve no município de Curuá coibindo a pesca predatória. Até aí tudo bem. Só que os pescadores ainda não se curaram psicologicamente do trauma e do terrorismo imputado pela instituição em epigrafe. Na oportunidade, os militares realizaram um ato de afronta e de falta de respeito para com os humildes pescadores, ao queimarem e destruírem seus apretechos de pesca. O procedimento foi ilegal, uma vez que as pessoas abordadas pela SEMA não tiveram o direito de se defender conforme preceitua a Constituição Federal. Ou seja, um erro não conserta outro, incinerar e danificar objetos de outrem sem passar pelo devido processo legal é crime. Ademais, da maneira como foi feita queimando o produto químico apreendido, poluindo o meio ambiente e deixando os pescadores em situação difícil, pois pelo fato dos mesmos não terem as mínimas condições de adquirir novos materiais estão em situação muito difícil. Isto tudo aconteceu e a Colônia de Pescadores Z-66 não fez absolutamente nada para defender seus associados.