Médicos do Hospital Regional decidem cancelar paralisação
Em assembléia realizada na manhã desta terça-feira, 20, os médicos que atuam no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) suspenderam a paralisação prevista para acontecer, em virtude de salários atrasados. Após receberem os vencimentos total do mês de novembro, os médicos decidiram que o diretor geral do HRBA, Herbert Moreschi, irá na próxima sexta-feira, 23, a Belém do Pará, onde deve reunir com representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), para trazer um posicionamento para o corpo clínico do órgão de saúde de Santarém.
O diretor Herbert Moreschi deve retornar a Santarém no dia 26 deste mês, onde repassará aos colegas a resposta sobre o pagamento do mês de dezembro e da regularidade desses pagamentos. Enquanto aguardam um posicionamento da Sespa, os médicos do HRBA continuam com as atividades normais.
Segundo o diretor clínico da unidade, médico Manuel Alvarenga, o governo estadual está com pendências financeiras com a categoria. “Atualmente nós estamos sem receber o salário de dezembro e nós já estamos indo para fevereiro. Conforme nós havíamos informado nós esperaríamos passar o período de Natal e Ano Novo para não haver um transtorno maior para a população. Agora vamos aguardar um posicionamento do Governo do Estado”.
De acordo com Alvarenga, todos os serviços estão sendo mantidos. O recurso é repassado pela empresa Pró-Saúde à unidade, através da Sespa.
Médicos que prestam serviço no complexo do Pronto Socorro Municipal (PSM) e Hospital Municipal de Santarém (HMS) estão com os vencimentos atrasados e também ameaçam paralisar as atividades, nos próximos dias, caso não haja uma solução para o problema.
Fonte: RG 15/O Impacto