Professor do IFPA critica estrutura da Feira do Peixe em Santarém
Cumprindo requisito da disciplina “Controle de Qualidade e Higiene” a turma do curso de Preparador de Pescado do Instituto Federal do Para – IFPA visitou a Feira do Peixe de Santarém.
A turma teve como instrutor o professor Ednaldo Ferreira e o objetivo da visita foi aproximar os cursistas da realidade. A intenção era constatar as reais situações de manuseio e qualidade do pescado, composição química e condições do local.
Além da Feira do Peixe, a turma visitou o Mercadão 2000. Na oportunidade, o professor fez uma avaliação e citou algumas sugestões para melhoria do local. Para ele, apesar da feira ser nova, ela foi mal planejada e executada.
Segundo o professor, a estrutura é inadequada para obter a qualidade do pescado, pois, a bancada de granito não é apropriada e não há lajotas e azulejos para revestir as paredes e o piso. Além disso, há pessoas carregando peixe entre os consumidores, o que é impróprio tanto para os consumidores quanto para a qualidade do pescado.
De acordo com o professor Ednaldo Ferreira, deve ser feita a adequação da infraestrutura e ser trabalhada a conscientização de vendedores e consumidores. Para o professor, a Feira do Peixe é considerada um ponto turístico de Santarém, e por receber vários visitantes, precisa de melhorias.
O curso de preparador de pescado é oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC e tem duração de 2 meses, no IFPA.
Fonte: RG 15/O Impacto e RR
Imaginem a situação do Mercado do Peixe que está sem banheiros para os usuários, quer sejam pescadores, comerciantes ou compradores. No mínimo da consciência deveriam colocar e manter pelo menos os banheiros químicos portáteis, visto que o sistema que construíram há vários meses está imprestável.