Tesoureiro do PT, citado na Lava-Jato, é exonerado do conselho de Itaipu
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi exonerado nesta quinta-feira , “ a pedido”, do Conselho de Administração da usina Itaipu Binacional. O petista foi citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como um dos operadores do esquema de distribuição de propinas na estatal. A exoneração foi publicada em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
O governo nomeou Giles Azevedo, ex-chefe de gabinete da presidente Dilma, para assumir o cargo até 16 de maio de 2016 – quando venceria o mandato de Vaccari.
Vaccari chegou ao posto por nomeação da própria presidente, em 2003, quando era ministra de Minas e Energia. Com mandato de quatro anos, desde então o tesoureiro petista vinha sendo reconduzido como conselheiro. A remuneração por participação nas reuniões do conselho de Itaipu é de R$ 20.804,13. O conselho se reúne apenas seis vezes por ano, mas podem acontecer encontros extraordinários.
Vaccari anunciou que deixaria o conselho a três dias do segundo turno das eleições, em outubro do ano passado. O comunicado da saída ocorreu depois que o então candidato Aécio Neves (PSDB), no último debate entre os candidatos a presidente, mencionou a presença dele no conselho da empresa.
– A senhora confia nele? – questionou Aécio mais de uma vez.
Vaccari responde, desde 2010, a denúncia do Ministério Público por suposto desvio de recursos, da Bancoop, uma cooperativa habitacional.
Fonte: O Globo
DESDE 2003 MAMANDO 20.800,00 POR MÊS PARA SE REUNIREM 6 VEZES NO ANO!!! POR E$$A$ MARAVILHAS QUE SÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS ESTATAIS ! E DEPOIS VEM COBRAR DO BRASILEIRO A ENERGIA ELÉTRICA MAIS CARA DO MUNDO !