Thompson Mota
Você já reparou quantas resoluções já tomou que não deram em nada? Promessas feitas baseadas no entusiasmo, mas vazias de disciplina e desejo real de mudança, por isso foram frustradas. Talvez você já tenha dito para si coisas do tipo: * não vou passar mais horas nas redes sociais; * não vou mais chegar atrasado aos compromissos; * não vou mais me alimentar de forma errada; * não vou mais andar com maus amigos; * não vou gastar mais do que eu posso; * não vou mais deixar meu quarto bagunçado; * não vou mais dormir tarde e perder a hora de manhã…Enfim, a lista de coisas que lhe fazem mal pode ser gigante, acompanhada de uma insatisfação que fica remoendo o seu coração.
MUDANÇA DE VERDADE II
Mas, falando de uma forma simples e direta, nunca haverá mudança se um novo hábito não for incorporado em sua vida. Isso mesmo, zero de entusiasmo e força total em sua palavra. Alguns anos atrás, eu sempre ouvia sobre os malefícios dos refrigerantes à saúde e pensava em um dia parar de ingeri-los. Mas esse dia nunca chegava. Quando eu realmente determinei abandoná-los, não foi uma motivação gerada por vídeos, médicos ou amigos, mas uma decisão interna e definitiva. Se uma voz disser na sua mente que tudo está perdido, não creia. É mentira. Utilize algumas regras de disciplina importantes que lhe mantenham no foco.
MUDANÇA DE VERDADE III
E evite ficar flertando com a tentação. Um exemplo: se você precisa muito emagrecer e ama doces, por que ficar de frente com um suculento pudim de leite? Depois de algum tempo, quando os resultados começarem a surgir, você ficará cada vez mais forte e nada daquilo vai lhe tentar mais. Então, você verá como valeu a pena o sacrifício. Não pense que tudo muda de um dia para o outro, como num passe de mágica. São muitas repetições para que, enfim, possamos dizer: eu mudei. Chega de promessas que nunca são cumpridas. Reaja e mude hoje mesmo a sua vida. Pense nisso!
O que Jesus faria caso fosse ultrajado e tivesse a própria imagem utilizada para o escárnio, o riso e a zombaria? Com certeza, a resposta para essa pergunta seria muito diferente do que aconteceu no último dia 7 de janeiro, na redação da revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, onde terroristas armados com fuzis dispararam contra os jornalistas que trabalhavam naquela manhã. Doze pessoas foram mortas e cinco ainda estão internadas em estado grave. Algumas charges publicadas na revista ironizando Maomé, o profeta islâmico, teriam irritado grupos fundamentalistas, que já haviam prometido vingança. O que ninguém poderia imaginar é que o recado que foi dado realmente seria cumprido — e de forma tão bárbara. Enquanto a França ainda tentava entender o que havia acontecido, mais terror estava por vir pelas ruas de Paris.
INTOLERÂNCIA II
No dia seguinte, outro terrorista, Amedy Coulibaly, invadiu um supermercado kasher, um estabelecimento que vende alimentos de acordo com as leis judaicas, e ali fez dos clientes e funcionários reféns. Quatro judeus foram mortos, além de Coulibaly. A caçada aos terroristas só terminou na manhã do dia seguinte, quando a polícia finalmente localizou o paradeiro dos autores dos crimes na revista: os irmãos Said Kouachi, de 34 anos e Chérif Kouachi, de 32, invadiram uma gráfica. Em uma troca de tiros com a polícia, eles morreram. No último dia 14 o grupo terrorista Al Qaeda assumiu a autoria do atentado. O caso de Paris traz à tona o extremismo religioso e também reacende a questão da intolerância em outras esferas. Obviamente, não é fácil ignorar ofensas, ainda mais quando se trata de algo que acreditamos como verdade absoluta. Porém, radicalizar e pagar o mal com o mal não é o melhor caminho.
Por que se fala tanto em ansiedade nos últimos tempos? Talvez você diga que é por causa da correria, da falta de controle das situações, etc. Mas, calma! Antes de tentar achar um culpado para o problema, é preciso primeiramente entendê-lo na sua essência, saber exatamente o que é a tão “aclamada” ansiedade e buscar, de uma forma pacífica, a solução para ela. De acordo com o neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, Bruno Kelmann, a ansiedade é um termo genérico para inúmeras desordens que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. “Essas desordens afetam o modo como sentimos e nos comportamos e podem se manifestar por meio de sintomas e sinais físicos reais”, diz o médico.
ANSIEDADE II
Diariamente, as pessoas experimentam estados de medo ou preocupação. No entanto, considera-se ansiedade quando os sintomas interferem na capacidade normal da pessoa. É quando ocorre uma reação corporal e mental desproporcional à que seria esperada naquela situação. Vivemos atualmente uma epidemia de ansiedade por conta do ritmo frenético da vida, pelos bombardeios de informações a que somos expostos e pelo alto grau de cobrança individual e social. O médico faz questão de ressaltar que o diagnóstico da ansiedade é clínico, ou seja, não existem exames laboratoriais que a confirmem. Contudo, eles podem fornecer informações valiosas sobre outras condições médicas que possam causar doenças físicas com sintomas semelhantes aos da ansiedade.
A situação educacional do Brasil é preocupante. O País tem dimensões continentais, com população superior a 200 milhões de pessoas, e não é tarefa fácil oferecer educação de qualidade a todos. Por causa disso, o número de pessoas que não concluem o ensino médio na idade certa é assustador. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ONG Todos pela Educação divulgou levantamento mostrando que apenas 54,3% da população se forma aos 19 anos. Ou seja, praticamente metade da população carrega para a vida adulta essa deficiência educacional. O atraso e a não conclusão dos estudos acarretam grande dificuldade para colocação no mercado de trabalho e obriga milhões de pessoas a aceitar qualquer tipo de oportunidade – o que, muitas vezes, as deixa insatisfeitas. Pense nisso!
MOTINHAS
Faleceu na segunda feira (26) a genitora do médico e ex-deputado estadual Nélio Aguiar. O sepultamento aconteceu na terça (27). O velório foi na Igreja de Fátima, de onde o cortejo saiu às 10H00 ao Cemitério dos Mártires. Minhas condolências à família enlutada. Que Deus a tenha em bom lugar. XX O Pará já recebeu do Ministério da Saúde novos medicamentos para o tratamento de pacientes com o vírus HIV. São mais de 153 mil comprimidos do remédio, um combinado de três substâncias que combatem a carga viral, fortificando o sistema imunológico dos portadores do vírus. XX No Estado são atualmente quase 06 mil pacientes em tratamento, a maior parte na Região Metropolitana de Belém. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciará a distribuição no início de fevereiro. XX Os estudantes aprovados nos Processos Seletivos 2015 – Prise e Prosel da Universidade do Estado do Pará (Uepa) devem fazer a confirmação da matrícula até hoje 30 de janeiro, presencialmente, nos campi onde vão estudar. XX A confirmação da matrícula corresponde à entrega do cadastro (impresso) feito na pré-matrícula juntamente com a documentação exigida, sob pena da não efetivação do registro acadêmico. XX A estréia do Tapajós no Campeonato Paraense, contra o Paysandu, no dia 5 de fevereiro, numa quinta-feira, será realizado no Colosso do Tapajós. O laudo do estádio foi apresentado na última segunda-feira (26). XX Preto, mulatinho, carioquinha, fradinho ou de corda, o feijão está todos os dias na mesa da maioria dos brasileiros. O melhor é que, além de ser delicioso, esse alimento faz bem para a saúde porque é rico em vitaminas, carboidratos, minerais, proteínas e antioxidantes. Para quem quer emagrecer, o feijão pode ser um ótimo aliado, pois ajuda a controlar a fome. XX Na primeira reunião com todos os ministros do seu segundo mandato, a presidenta Dilma Rousseff pediu austeridade nos gastos e ações para combater a corrupção no governo. “Todos vocês devem atuar sempre orientados pelo compromisso com a correção e a lisura. XX Espero que enfrentem com firmeza todo e qualquer indício de mau uso do dinheiro público nas áreas sob seu comando”, orientou. Essa mulher é cara de pau. A maior bandida brasileira dos últimos 50 anos. Deveria estar na cadeia, juntamente com o Luladrão. XX Queda na produção, no emprego e aumento de ociosidade. Essa foi a situação em que a indústria brasileira terminou o ano de 2014, de acordo com a Sondagem Industrial, pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria. A cada dia o Brasil se afunda ainda mais. Só o Impeachment resolve, vamos às ruas. XX Ilustre patrão e amigo Almeida, obrigado pela deferência. “A grandeza do ser humano não consiste em sua superioridade ou fama, mas em sua personalidade, marcada por ações de bondade e amor”. XX Amanhã é o último sábado do mês, como ninguém é de ferro, vamos até a Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.