A CASA COSTA. O CORETO DA MATRIZ E A MENSAGEM DO PREFEITO PARA 2015

O tradicional estabelecimento comercial localizado na Av. Borges Leal, com a esquina da Trav. Silva Jardim, no bairro da Aparecida, após longos anos, mudou o seu visual. A nova administração resolveu mudar os hábitos há muito mantido pelo Seu CAMILO. Não mais vender bebida alcoólica.

Foi um duro golpe para àqueles que amanheciam ali e ficavam até tarde da noite, bebericando.

Coitados! Ficaram sem teto. Ficaram perambulando pelas ruas do bairro, ficaram no meio da rua, debaixo das árvores da Av. Presidente Vargas, ou Marechal Rondon com a Silva Jardim. Estavam abatidos e magoados, diziam claramente que consideraram “esse despejo” uma medida arbitrária, autoritária, da “nova direção” depois de muitos anos ali.

Hoje, começam a se agasalhar em novo espaço, na esquina da Marechal Rondon com a Moraes Sarmento, debaixo do pé Eucalipto, plantado pelo seu Nicodemus, após, não receberem, também guarida do “DADÀ”, nem do SENADINHO. Estão mais próximo do Espaço “POP” Dom Lino Vombommel, que é para cuidar desses abandonados.

Assim um pedaço da paisagem e da história do dia a dia dos santarenos vai se desfazendo no ar, tal qual as nossas praças que estão se acabando em favor do chamado mercado informal. Este já fez o governo se curvar tanto perante ele que acabaram com a Praça do Relógio, sob a alegação de ser “modernizada”, seria o “modelo”, vê-se que não serviu de nada, é a mesma avacalhação.

Diferente do que aconteceu com a praça da Bandeira e a Monsenhor José Gregório, a carinhosamente chamada Praça da Matriz. Nesta só resta uma lembrança, O Coreto, das “retretas musicais”, das bandas José Agostinho, da PM, do 8º BEC, Coral de Santarém, e alguns cantores que ali se apresentaram, principalmente nos arraiais da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Era, o coreto, junto com os benjaminzeiros, o cenário que atravessou vários anos e foi o “point” de diversas gerações.

Os benjaminzeiros, alguns já foram ao chão e outros estão sendo mortos lentamente, para tomarem o mesmo destino daqueles, qual seja o de dar espaço aos ambulantes. A calçada em seu entorno está totalmente tomada por estes comerciantes formais, que não deixam mais espaço para o pedestre. O único monumento mais resistente é o coreto, já que os postes fundidos em ferro, que datam do início do século passado, já estão sendo derrubados. Mas para o correto estão aplicando uma nova técnica ou tática. O FOGO.

Estão ateando fogo no correto, na calada da noite e nos finais de semana.

Para que o mesmo tenha o mesmo destino dos casarões do centro da cidade que só caem nos finais de semana, principalmente, nesta época de chuva.

Ao coreto já lhe foi dada a sentença final. Deverá ir ao chão! Cair, sem a presença dos demolidores, nem presença das autoridades para dar espaço para mais bancas e barracas.

Dizem até que pelo menos dali sairiam os Hippies “fedorentos”, deixaria de ser ponto de encontro para viciados em substâncias entorpecentes de todas as idades e, principalmente, ponto de prostituição infantil. Ouviram membros do Conselho Tutelar e outros órgãos ligados a cuidar dos menores em situação de risco. O recado está passado às secretárias titulares, adjuntas, coordenadorias e outras semelhantes assim como os setores ligados, a arquitetura e o patrimônio histórico do município de Santarém. Fiz o alerta. Depois não digam que eu não avisei!.

Estive presente na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santarém, entendo que todo cidadão deveria ir “perder” um pouco do seu precioso tempo para ouvir a mensagem do Prefeito Municipal, no presente caso, para o ano de 2015. Concluí mais uma vez que a tecnologia opera milagres. O que um “data show” não é capaz de maquiar, hein?!. Pois assim foram as imagens apresentadas no plenário da Câmara Municipal de Santarém, pelos assessores do Prefeito. E Santarém, deixou de ser a Pérola do Tapajós e passou a ser o “Diamante” de maior quilate do Tapajós. Tal a “beleza” das imagens ali apresentadas.

Tudo belo. Tudo funcionando. Tudo lindo, muito lindo, lindo, lindo…, a cidade de Santarém nos seus quatro cantos pareceu Amesterdam, na Holanda, ou com acidade de Bruxelas, capital da Bélgica, com Paris, com Viena, Natal, Curitiba, dentre outras. Tal a beleza, a limpeza, o colorido presentes na tela. Além das promessas de novas obras, como cais de passageiros (não estavam incluídos o de Alter do Chão, nem do nosso antigo Trapiche). Incluíram novamente no projeto o asfaltamento da Turiano Meira, entre Muiraquitã e Moaçara na Cohab. “disque”. Logo que ouvi pensei….mais um ano de enganação… enquanto o nosso “dinâmico” gestor lia na sua mensagem. Esqueceu, mais uma vez, da Guarda Municipal. Saí dali do Palácio Tapajós, do Plenário Benedito Magalhães, com uma certeza: a de que fomos mais uma vez “tapeados”. Como só faltam dois anos para o final desse mandato, resta-me lembrar do finado Damásio que dizia na Câmara para os vereadores “lambamças”. No presente caso. É, excelências, duas primaveras passam rápidas!

Hoje tem um show baile especial, o melhor da SAUDADE no FLUMINENSE com BANDA STILLUS, DELSON, CAETANO E A APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA CANTORA LÍCIA MARA. Imperdível.

=============================

ATENÇÃO FOLIÕES! Já chegaram os convites – PARA OS FREQUENTADORES ESPECIAIS E ASSOCIADOS DO FLUMINENSE, os ingressos para o TRADICIONAL BAILE DOS QUADRADOS – O VERDADEIRO CARNAVAL DA SAUDADE, 45 ANOS DE SUCESSO, que será no dia 16, segunda-feira de carnaval, com o toque musical de NEM E SUA BANDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *