Pará tem saldo positivo com primeiro ano de voos internacionais
Resultado positivo e expectativa de crescimento ainda maior. Este é o balanço do primeiro ano de voos internacionais com partidas e chegadas em solo paraense das companhias aéreas TAM e TAP. Em 2014, numa das mais importantes ações estratégicas, dentre as realizadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com objetivo facilitar a acessibilidade ao turista estrangeiro, o Pará inaugurou as rotas Belém-Miami, operado pela companhia brasileira, e Belém-Lisboa, oferecido pela empresa portuguesa.
Estes resultados puderam ser aferidos com a divulgação dos números do turismo paraense em 2014, que mostram que 101.989 turistas internacionais buscaram o destino Pará, um aumento significativo de 29,8% na comparação com o ano anterior. O crescimento do movimento operacional de passageiros vindos do exterior em 93% no Aeroporto Internacional de Belém mostra a importância destes voos internacionais para a consolidação do turismo no Estado.
De acordo com o setor de Relações Institucionais e Governamentais da TAM, a companhia avalia de forma positiva o primeiro ano da operação do seu voo Belém-Miami, operado sempre às quartas-feiras e aos domingos. Segundo levantamento interno, as frequências da empresa nesta rota registram, até o momento, taxa de a ocupação média aproximada de 80%. Desde o voo inaugural, realizado em 2 de fevereiro de 2014, a TAM já transportou quase 35 mil passageiros em cerca de 200 voos operados entre as duas cidades, sendo que o mercado brasileiro responde pela maior fatia de vendas das passagens para a rota.
No que diz respeito à “ponte construída sobre o Oceano Atlântico entre Belém e a Europa”, como o secretário de Estado de Turismo define o voo da TAP, os números também são expressivos. O voo que faz a rota Manaus-Belém-Lisboa teve 16.795 bilhetes vendidos, com uma taxa de ocupação média de assentos das aeronaves nesse primeiro ano de operação de 77,16%, sendo que dos assentos ocupados, 58,5% são Belém e os demais 41,5% em Manaus. Ao todo, a TAP possui 82 voos semanais saindo de 12 cidades no Brasil para Europa. Em Belém, o voo tem a frequência de três partidas semanais.
“Avaliação foi considerada positiva. No entanto, acreditamos que esta rota pode ser mais explorada. Estamos fazendo a divulgação do voo em outras localidades do Estado, como Marabá, Parauapebas, Macapá e Santarém, para aumentarmos a taxa de ocupação e, no futuro, a frequência do mesmo”, conclui o gerente regional da TAP, Douglas Lima.
Fonte: Agência Pará