Blogueiro saudita pode ser condenado à morte
O blogueiro Raif Badawi, condenado à mil chibatadas e a dez anos de prisão por criticar o governo da Arábia Saudita, poderá ter a sentença convertida em pena de morte. De acordo com o jornal “The Independent”, a esposa dele, Ensaf Haidar, afirmou que Badawi poderá ser submetido a um novo julgamento, acusado de apostasia. Segundo ela, as informações vieram de fontes oficiais.
Em 2013, Badawi já havia sido julgado por negação da fé, mas foi absolvido, após afirmar que era muçulmano. Na época, uma das provas contra o blogueiro era o fato de ter curtido uma página de Árabes Cristãos.
A condenação de Badawi é alvo de protestos de organizações defensoras dos direitos humanos. Um professor da Universidade de Princeton e um ícone da comunidade muçulmana nos EUA, Robert P. George e M. Zhudi Jasser, respectivamente, se ofereceram para receber cem açoitamentos no lugar do blogueiro. Em visita na Arábia Saudita no final de janeiro, quando o blogueiro já havida recebido parte das chibatadas, o presidente dos EUA, Barack Obama foi criticado por não ter se pronunciado diante da comoção mundial causada pela condenação de Badawi.
Badawi foi preso em 2012, sob acusação de desobediência e por insultar o Islã em canais eletrônicos. O blog “Liberais Sauditas Livres” foi apagado da rede pelo governo saudita.
Fonte: O Globo