Coluna Impacto
Nesta sexta-feira, dia 06, acontece em Santarém o lançamento do livro “Enquanto eu me lembro”, do poeta Emir Bemerguy (foto), falecido em 2012. A obra foi editada pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), após vencer o prêmio IAP de Artes Literárias edição 2013, no gênero “memorialística”. O lançamento acontece na semana de aniversário de 82 anos de Emir, nascido em 02 de março. A programação inicia às 19h, no cinema do Sesc, com a “contação de histórias do poeta” pelo artista Egon Pacheco, que selecionou contos do livro para narrar ao público. A obra será autografada pela viúva do poeta, Berenice Bemerguy.
MILTON CORRÊA
Quem comemora mais um ano de vida no próximo dia 10, é o jornalista Milton Corrêa. Dos seus 58 anos, 35 são dedicados ao jornalismo. Miltinho, como é carinhosamente conhecido, assina uma coluna no jornal O Impacto, atualmente é assessor de comunicação da Câmara de vereadores e exerce a função de produtor executivo na Rádio e TV Guarany. Esposo, pai e avô exemplar, Miltinho vai comemorar seu aniversário em família. Da equipe de O Impacto o jornalista recebe nossas felicitações e o desejo de muitos anos de vida com saúde, paz e prosperidade.
OBRA NÃO CONCLUÍDA DA AGENDA POSITIVA
Após o agravo do deslizamento das travessas Mário das Neves e Antônio Rodrigues, devido as fortes chuvas, a Prefeitura de Juruti, através da administração do prefeito Marquinho Dolzane, resolveu assumir esta obra que era da Agenda Positiva, realizada na administração passada, mas que não foi concluída. Em 2014, o atual governo fez um trabalho paliativo para a segurança dos moradores das localidades, mas não foi suficiente para solucionar o problema. “Como não estava previsto no orçamento da Prefeitura esse trabalho por conta desta obra ser de responsabilidade da Agenda Positiva, estamos enfrentando algumas dificuldades para iniciar as primeiras ações. Porém, o que eu posso afirmar e comunicar à população de Juruti é que a Prefeitura irá assumir essa responsabilidade por considerá-la urgente e necessária para resguardar a integridade física dos moradores. Nós já estamos fazendo tudo o que for possível para resolver esse problema, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura”, afirmou o prefeito Marco Aurélio. Além dos trabalhos emergenciais que serão executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Defesa Civil de Juruti também está atuando no sentido de dar apoio às famílias atingidas pelos deslizamentos nessas áreas de risco. A reportagem apurou que as obras desses dois locais foram feitas na administração do ex-prefeito Henrique Costa, através do programa Agenda Positiva, porém, desde então sempre apresentaram problemas, levando a Prefeitura agora ter que investir novos recursos públicos para refazer uma obra que supostamente tinha sido concluída.
Por indicação do deputado federal Wladimir Costa, o santareno Vanderlândio Silva, mais conhecido por Deco (foto), assumiu a chefia da Arcon na região Oeste do Pará, tendo a portaria de sua nomeação publicada no Diário Oficial do Estado do dia 26/02. As fiscalizações tanto no transporte terrestre quanto marítimo serão rígidas em Santarém e região. Os ônibus sucateados que fazem linha principalmente para Mojuí dos Campos e Belterra serão fiscalizados e, segundo Deco, os que estiverem adequados serão mantidos em atividade, mas os que estiverem irregular serão retirados de circulação.
VEREADOR CONTESTA PROCURADOR
O vereador Geovani Aguiar (PSC), fazendo uso da tribuna na sessão de quarta-feira (04), contestou afirmações do procurador jurídico de Santarém, Dr. José Maria Lima, feitas segundo ele na Sessão de Tribuna Livre, realizada no dia 03, que discutiu amplamente a regularização fundiária do Município. Segundo Geovani, o Procurador teria feito uma interpretação própria sobre o assunto, com base em leis que “já existem há muito tempo, mas na hora que a Lei cria a Comissão de Avaliação Imobiliária, é esta que vai avaliar. São oito membros que estão dentro da Comissão, enquanto hoje a Prefeitura só tem um avaliador, não estamos dizendo que o Procurador esteja errado, o que ocorre é o uso da metodologia que desrespeita o que diz a lei”, afirmou o Vereador.
A coluna se solidariza com os familiares da professora Elza de Castro Guimarães (foto), que faleceu na terça-feira, dia 03, aos 78 anos de idade, de complicações relacionadas à diabete. Professora Elza era casada com Romualdo Gonçalves Guimarães (Seu Guima), que apesar de ser vascaíno foi um dos fundadores do Flamengo em Santarém. Ela militou a vida inteira na área da educação e um dos colégios onde lecionou foi o Instituto Batista de Santarém. Professora Elza Guimarães também era muito ligada à Igreja Católica, com atuação na Paróquia de São Raimundo Nonato. Ela era mãe de sete filhos: Delegado Jardel Guimarães (Superintendente da Polícia Civil do Tapajós, com sede em Itaituba), professor Jassen Guimarães, Jamerson, Jardson, Jailson, Alzira e Ivaína. Dona Elza de Castro Guimarães foi um exemplo de pessoa, de mãe e educadora. Sua morte deixa uma lacuna muito grande na área educacional de Santarém e do Pará.
RETOQUES
Farmacêutico bioquímico Luiz Fernandes, após se aposentar do CPC, tornou-se o primeiro assistente técnico judicial autônomo. Quando a Justiça ou outro órgão público precisarem de seus serviços, estará à disposição para periciar qualquer laudo. * O Projeto InfoAmazônia, que envolve projetos de Geojornalismo com foco na Amazônia, está realizando desde ontem e termina no sábado, dia 07, em Santarém, o I Ciclo de Oficinas de Jornalismo Cidadão e Tecnologias Livres. O principal objetivo é trocar experiências sobre os temas e mobilizar pessoas para participar da iniciativa piloto de monitoramento da qualidade da água, previsto para ser implantado no Município, em julho desse ano. O evento acontece em parceria com a Semma e o Projeto Saúde & Alegria. * O bispo da diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, faz visita pastoral à cidade de Almeirim, acompanhado do Provincial da Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada, padre José Cleto. Uma congregação com origem na Índia existente há mais de 100 anos no mundo. * Vereadora Flora Ariane, que havia sido afastada pela Câmara Municipal de Rurópolis, foi reintegrada ao cargo, através da Justiça. * Câmara Municipal de Santarém realiza Sessão Especial na terça-feira, dia 10, para homenagear o Dia Internacional da Mulher. * Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia, amanhã, 7 de março, em especial, para minha esposa Mirian; filhas Amanda, Yasmin e Marina; minha mãe Dora; minha sogra Paula; minha afilhadas Diana, Laís e Flávia; irmãs, sobrinhas, cunhadas e, amigas.