Bancos humilham clientes em Itaituba
Virou rotina, na cidade de Itaituba, onde todos os finais de semanas os caixas eletrônicos darem pane. Nos dias de sábado e domingo os caixas eletrônicos não funcionam. São colocados na frente da tela cartazes com o aviso “este caixa está com defeito”. Ou estamos aguardando técnicos para consertar este caixa. Terminal Inoperante, aguardando assistência técnica. Estes fatos são registrados, principalmente nas agências do Banco do Brasil e Bradesco.
O que chama atenção, disse o vereador Peninha, é que estes caixas eletrônicos só funcionam para depósito, pagamentos e transferências de dinheiro entre contas, mas para sacar não tem dinheiro.
O Vereador quer esclarecimentos dos bancos sobre esta situação. Peninha pediu uma reunião com os gerentes dos bancos para ainda esta semana, para debater esta o atendimento nas agências bancárias.
MUNICÍPIO NÃO LEGALIZA TERRENOS EM MORAES ALMEIDA: “A prefeita Eliene Nunes, quando da campanha para sua eleição em 2012, em visita ao Distrito de Moraes Almeida, prometeu legalizar os terrenos”, disse o vereador Peninha na Câmara de Vereadores na terça-feira (10). Peninha ainda falou que Eliene Nunes chegou a prometer que ia doar os terrenos, mas depois que assumiu a Prefeitura esqueceu do que tinha prometido em campanha e o pior, é que não faz nenhuma nem outra coisa.
O Vereador, que tem sido procurado por moradores daquele Distrito Municipal, disse que até o vereador Dirceu Biolchi, que é morador em Moraes Almeida, já fez apelo para a Prefeita agilizar a regularização fundiária daquela comunidade e até agora nada foi feito.
Peninha afirmou que durante o mandado da prefeita Eliene Nunes, que começou no dia 1º de janeiro de 2013, até hoje não foi liberado nenhum processo de terreno daquele Distrito. “Aí a Prefeita diz que o Município não tem dinheiro. Ora se não tem a capacidade de gerar arrecadação, será que a Prefeita sabe que com a regularização fundiária ela vai arrecadar, com a venda do terreno, IPTU e ITBI?”, indagou o Vereador. “Até para arrecadar esta nossa gestora é ruim”, expressou o Vereador.
“Os moradores daquela comunidade reclamam da dificuldade que encontram para titular seus terrenos. Com a legalização de uma área de 300 hectares naquele Distrito, o Município passou a ser o responsável pela titulação dos terrenos. No governo do então prefeito Walmir Climaco de Aguiar, primeiramente foi registrada em Cartório a doação da área pelo Incra e depois os moradores passaram a requerer a compra na Prefeitura”, explicou Peninha.
“Já tem parte dos terrenos legalizados, mas as pessoas que hoje procuram a Prefeitura para titular estão encontrando dificuldades. Espero colegas vereadores, que esta Casa de leis possa cobrar da gestora municipal para determinar ao setor competente que agilize estes processos que tramitam na Prefeitura para regularizar os terrenos naquele Distrito Municipal”, finalizou o vereador Peninha.
Por: Nazareno Santos