Descaso – Buracos e lama revoltam motoristas
Uma imagem típica de atoleiros na Rodovia Transamazônica (BR-230) pode ser vista por moradores de Santarém, em plena Avenida Anysio Chaves, em frente à Câmara Municipal, no bairro do Aeroporto Velho. Esburacada e com centenas de poças de lama, a o trecho da Avenida Anysio Chaves virou motivo de reclamação de moradores, motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e vendedores ambulantes.
O estado de abandono da via, segundo os motoristas, piora em dias chuvosos, no perímetro compreendido entre as Avenidas Sérgio Henn e Afonso Pena. Inconformados com a situação, eles pedem providências por parte da classe que administra Santarém.
Segundo a população, há alguns anos eles esperam o melhoramento na estrutura da via. Por quase toda a extensão da rua é possível encontrar problemas. Muitos buracos, lixo acumulado, lama, além de obras não concluídas. “Tem muita lama, muito lixo e a buraqueira não tem fim”, conta a moradora Rosângela Cardoso.
Considerada área nobre de Santarém, onde ficam localizados os principais órgãos do governo municipal, como Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e Prefeitura, a via também atende alunos, professores e funcionários das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), além de ligar importantes bairros da cidade: Aeroporto Velho, Jardim Santarém e Interventoria.
No ano de 2007 apenas um trecho da Avenida Anysio Chaves, em frente à Prefeitura e Câmara de Vereadores recebeu serviço de asfaltamento. O projeto original contemplaria os trechos entre a Avenida Sérgio Henn e Travessa Sorriso de Maria, via que passa ao lado da Câmara de Vereadores e que não foi asfaltada. O outro perímetro da via acabou, também, não sendo executado.
ABANDONO: Para trafegar na via, motoristas e motociclistas fazem malabarismos na tentativa de escapar dos inúmeros buracos.
Na manhã de segunda-feira, 09, nossa equipe de reportagem acompanhou os problemas enfrentados por condutores de veículos na Avenida Anysio Chaves. No local, dezenas de poças de lama dificultam a passagem dos veículos. Além dos motoristas e motociclistas, pedestres e ciclistas também têm dificuldades para trafegar no local.
“Esse problema não é de hoje e ninguém faz nada para melhorar a situação! A Avenida fica em frente à Câmara e Prefeitura, mesmo assim ninguém toma nenhuma providência. O que existe é lama e buracos pra todos os lados. Essa Avenida é muito grande e poderia ser usada para diversas coisas”, reclamou o motociclista Edinelson.
Além da Avenida Anysio Chaves, outras vias de Santarém também estão tomadas por buracos. Os moradores da Avenida Dom Frederico Costa, localizada na Grande Área do Maicá, estão insatisfeitos com a infraestrutura da via. O fato dos veículos terem que dividir espaço com mato e buracos preocupa. Segundo eles, a falta segurança no local também é um problema.
Os buracos estão por toda parte da via, e nas ruas próximas à Avenida, maioria sem asfalto, a situação é pior. Na Rua Maringá o período de chuva só faz aumentar os buracos, expondo a tubulação de água. “A água leva tudo, aí fica difícil para gente. Temos crianças, e são muito perigosos esses buracos”, afirma a dona de casa Neusa Cerdeira.
Por: Manoel Cardoso