Semed começa a recepção e distribuição de produtos da Merenda Escolar
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) através da Divisão de Atendimento ao Educando, está realizando a distribuição da merenda escolar para a Região de Rios. Ao todo são 10 toneladas de produtos para a região do Lago grande, atendendo 86 escolas e mais 10 toneladas para a região do Tapajós Arapiuns, beneficiando 96 escolas. Dentre os produtos estão: leite em pó, biscoitos, charque, macarrão, sopas e outros produtos.
Já o setor de Agricultura Familiar da SEMED começou a receber os produtos das Cooperativas parceiras na aquisição de produtos da agricultura familiar. Os produtos recepcionados esta semana são: banana prata, banana verde (grande), couve, coentro, cebolinha, jerimum, macaxeira, melancia, limão, milho verde, pimentão, pimenta de cheiro, repolho, alface, pepino, mamão e tomate. Todos os produtos da agricultura serão encaminhados a partir desta terça feira (07.04), para as Unidades Municipais de Educação Infantil – UMEIs da Zona urbana.
A merenda escolar é de fundamental importância para a criança e já faz parte da educação alimentar. Nas últimas décadas, passou a ser um instrumento que demonstra a importância de uma boa alimentação para a saúde e os problemas que podem surgir quando é inadequada.
Uma merenda escolar de qualidade beneficia não apenas a criança, mas também toda a família, estimulando a mudança do comportamento alimentar. Se a alimentação na escola contribui para um melhor desempenho escolar, contribui também para a formação de bons hábitos alimentares.
ENCONTRO DISCUTIRÁ A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM SANTARÉM
Gestores, Pedagogos e Lideranças Quilombolas vão participar de um encontro que será realizado nesta segunda-feira (06.04) de 14 às 18 horas na Escola do Parque da Cidade. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por intermédio da Coordenação Etnicorracial e discutirá a educação Quilombola na cidade de Santarém. Atualmente o município conta com 850 regularmente matriculados na rede municipal de ensino.
Existem comunidades remanescentes de quilombos em quase todos os estados, exceto no Acre, Roraima e no Distrito Federal. Os que possuem o maior número de comunidades remanescentes de quilombos são: Bahia (229), Maranhão (112), Minas Gerais (89) e Pará (81).
A educação escolar quilombola deve ter como referência valores culturais, sociais, históricos e econômicos dessas comunidades. Para tanto, a escola deve se constituir como um espaço de diálogo entre o conhecimento escolar e a realidade local, valorizando o desenvolvimento sustentável, o trabalho, a cultura, a luta pelo direito à terra e ao território.
II CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF/MUNICÍPIO APROVADO
Será realizado nos dias 08 e 09 de abril, de 8h às 18h, na Escola do Parque, o II Ciclo de Capacitação do selo UNICEF/Município Aprovado. A Capacitação reunirá os Municípios do Oeste do Pará que aderiram a Edição 2013-2016 do Selo e contará com a participação dos presidentes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Articuladores Municipais.
ESCOLAS DA REGIÃO DO ARAPIXUNA SERÃO VISTORIADAS EM AÇÃO ITINERANTE
Uma equipe de Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estará realizando visitas no período de 07 a 10 de abril nas comunidades da Região do Arapixuna. A ação que é Coordenada pela Assessoria de Rios conta com o apoio do Conselho Municipal de Educação e Setor de Inspeção da SEMED, que irão fazer uma análise da documentação das escolas.
O objetivo das visitas é verificar a autorização das escolas que já encaminharam documentação ao Conselho. A Assessoria de Rios destaca que as escolas que não forem visitadas, será em virtude dos diretores não terem encaminhado a documentação ao Conselho Municipal de Educação.
As comunidades a serem visitas são: Moacá, Carariacá, Aninduba, Guajará, Cabeça donça, Boca de Cima do Aritapera, Ilha de São Miguel, Correa do Tapará, Costa do Tapará, Tapará Grande, Santa Maria do Tapará, e Arapemã. Ao todo 24 escolas serão visitadas, sendo 13 pólos e 11 anexas.
PROFESSORES DO “SE LIGA” E “ACELERA” VÃO PARTICIPAR DE FORMAÇÃO
O Programa de Correção de Fluxo da Secretaria Municipal de Educação, visando garantir a distorção da Idade/série estará realizando a Formação Inicial para os Professores dos Programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”. O evento ocorrerá no período de 07 a 10 de Abril, de 8h às 12h e das 14h às 18 horas, no auditório central da Secretaria Municipal de Educação e será ministrado pela Técnica do Instituto Ayrton Senna, Sandra Maria Pignon.
A distorção idade/série é algo que precisa ser combatido assim que detectado, para não comprometer o desempenho do aluno durante sua vida escolar. Um problema tão grave quanto o analfabetismo. No Brasil, de aproximadamente 30 milhões de crianças matriculadas na rede pública de educação fundamental, mais de 30% apresentam problema de defasagem entre a idade e a série em que estão matriculadas. Isso revela que elas são vítimas de falhas no sistema de ensino, que resultam na repetência escolar de mais de 10 milhões de alunos, a cada ano.
A correção de Fluxo na rede municipal de Educação se dá através dos Programas “Acelera Brasil” e “se Liga”, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Prefeitura de Santarém, uma resposta comprovadamente eficaz no combate aos baixos níveis de aprendizagem e à repetência.
PRIMEIRO FÓRUM SETORIAL DO FOLCLORE SERÁ NA CASA DA CULTURA
As entidades organizadas que constituem o movimento cultural e folclórico do município de Santarém: a Associação Santarena de Grupos Folclóricos (Asgruf), Associação Liga Independente de Grupos Folclóricos (Alisgruf) e Associação Folclórica Arte Cultura Tapajônica (Asfacult), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Pará ( Fequaju-PA), realizam o 1º Fórum Setorial do Folclore. Uma parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). O encontro será realizado nesta terça feira (07.03), no auditório da Casa da Cultura, com o credenciamento, a partir de 18h e início do Fórum às 18h 45 minutos.
Segundo o Chefe da Divisão de Políticas Culturais (SEMC), Rick Miranda, que acompanha o processo destes debates setoriais, a linha de diálogos segue as diretrizes debatedoras do Ministério da Cultura, “que junto com gestores públicos, organizadores do setor da cultura popular, apontam diretrizes em criar mecanismo para fortalecer o setor artístico cultural”.
ARTESÃOS COMEMORAM BONS RESULTADOS DA FEIRA DA PÁSCOA
Encerrou no último domingo (05.04) a Feira da Páscoa, evento promovido pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), em parceria com artesãos e profissionais da área de gastronomia. A feira que começou na quarta feira 1º de abril foi considerada um sucesso, tanto pelos organizadores como pelos expositores. As vendas que começaram na quarta-feira.
O maior movimento foi registrado de quinta feira e no sábado. Por essa razão, no domingo, data de encerramento, os boxes de exposição e venda, estavam praticamente vazios, motivo de comemoração pelos artesãos e profissionais da área de gastronomia.
A barraca para abrigar os expositores, foi instalada estrategicamente, na Avenida Tapajós, em frente ao Terminal de Turismo. Além de 28 boxes de venda de produtos à base de chocolate, os artesãos que ficam instalados no Terminal, montaram barracas na Praça do Pescador resultando em 56 expositores/vendedores.
GRUPOS DO VIDATIVA RETOMAM ATIVIDADES
Todos os núcleos e pólos do programa VidAtiva, da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) voltaram a funcionar nesta segunda-feira (06.04). Avaliação física, aulões de ginástica, hidroginástica e treinamento funcional são algumas das atividades do programa.
Durante todo esse mês, o programa desenvolverá ações voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida, como parte da programação alusiva ao Mês da Saúde. Em parceria com profissionais de saúde, haverá aferição de PA e teste de glicemia nos aulões conforme programação que será repassada nos núcleos pelos monitores do VidAtiva. Os professores de educação física farão anamnese e avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal).
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS