Passageiros e motoristas sofrem constrangimentos no aeroporto de Santarém

Tumulto na hora de embarque e desembarque no aeroporto
Tumulto na hora de embarque e desembarque no aeroporto

Problemas ocasionados pelas obras de reforma e ampliação do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no Oeste do Pará, estão sendo denunciados por usuários que precisam do terminal para sair ou chegar à cidade, via aérea. Entre os problemas da obra que se arrasta há alguns anos, os usuários apontam o pequeno espaço que dá acesso à sala de embarque do terminal.
Por conta da instalação de um muro de isolamento no canteiro de obras, os motoristas precisam esperar vários minutos para deixar os passageiros no local adequado. A demora incomoda centenas de pessoas. Quem chega no prazo estipulado pelas empresas para fazer o check-in, para embarcar na aeronave, reclama do problema na entrada do terminal.
“Eu cheguei um pouquinho atrasado para fazer o check-in, mas por ter uma fila enorme de carros na frente, acabei perdendo o vôo, devido o acesso aqui perto da entrada do terminal ser muito estreito, devido essa obra que estão fazendo”, denunciou um usuário.
“Quando chegam dois vôos, um pertinho do outro, isso aqui vira um problema. Ficam carros buzinando para todos os lados e muita gente reclamando. Por causa da fila para deixar ou pegar passageiro, muitas pessoas acabam perdendo compromisso aqui em Santarém ou em outras cidades. Isso deve ser corrigido de imediato”, disse um advogado, que chegou a Santarém e por conta do atraso para sair do terminal, ele afirmou que acabou perdendo um compromisso que havia firmado em uma faculdade da cidade.
Com as obras de reforma que se arrastam há três anos, o aeroporto internacional Maestro Wilson Fonseca é alvo de críticas de usuários quanto à estrutura do local para atender a demanda de passageiros e acompanhantes. Os problemas se repetem diariamente, assim como as reclamações.
INFRAERO AFIRMA QUE OBRA SERÁ ENTREGUE EM SETEMBRO: Porém, os serviços de reforma, que chegaram a iniciar em 2012, mas foram paralisados em agosto de 2013, porque a empresa que venceu a primeira licitação saiu do processo, retornaram aos poucos. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em um ano, os trabalhos executados pela então construtora responsável pelas obras foram a instalação do canteiro de obras, parte do estacionamento e parte do novo embarque, o que representa apenas 7,29% do que deveria ser concluído.
A primeira Ordem de Serviço – documento que autoriza a execução dos trabalhos – foi assinada no dia 19 de julho de 2012. A segunda foi assinada no dia 11 de junho de 2014, de acordo com a Infraero, a reforma reiniciou em de julho de 2014.
Em nota, a Infraero informou que a previsão de conclusão dos trabalhos é setembro de 2015. A Infraero orienta que seja feito apenas o desembarque de passageiros e usuários em frente ao terminal de passageiros com o objetivo de manter a fluidez na via. O estacionamento de veículos está disponível para os usuários com 160 novas vagas. As obras estão sendo realizadas nas salas de embarque e desembarque e no saguão do terminal de passageiros.
ESTRUTURA: Enquanto as obras estão em execução, os usuários reclamam de poucas cadeiras para sentar e aguardar os vôos, da quantidade insuficiente de balcões de atendimento, do estacionamento que não comporta a grande quantidade de veículos e da locomoção dos passageiros até a aeronave. “A estrutura do aeroporto não muda, não aumenta. Fizeram esse canteiro de obras e não saiu disso. Essa obra não sai do lugar, só deixou o aeroporto com aspecto menor ainda. Se você vem na hora que tem dois vôos saindo, fica um caos isso aqui”, destaca a empresária Simone Costa.
O aposentado Francisco Vasconcelos, que busca constantemente familiares no aeroporto, diz que, para acompanhar o crescimento de Santarém, é necessária ampliação maior do que a já planejada. “Santarém merece um aeroporto maior que esse que está sendo reformado. Falta espaço físico também dentro do saguão de embarque, não tem lugar suficiente para sentar, fica um acúmulo de gente aqui dentro. Você vem aqui deixar algum familiar e precisa ficar circulando porque não tem espaço para ficar”, reclamou.
O aeroporto de Santarém opera com a média de 15 vôos regulares por dia. Em 2013, foram registrados 505.481 embarques e desembarques. Quem chega de viagem, enfrenta dificuldades para retirar a bagagem da esteira. Há apenas uma pequena esteira de bagagens e os passageiros ficam aglomerados para conseguir retirar as malas.
Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Passageiros e motoristas sofrem constrangimentos no aeroporto de Santarém

  • 12 de abril de 2015 em 11:48
    Permalink

    – aprovado somente o texto, que segue para aprovação do projeto final.

    – dia 15/04/2015 – protesto a nivel nacional
    vamos juntos dizer não.

    – este projeto vai acabar com concurso publico e salario vai ser o minimo do minimo com atraso.

    – Sabem por quê foi aprovada ? Por que a maioria dos deputados federais são empresários insaciáveis que buscam o lucro a cima de tudo e de todos. Comparar Estados Unidos com Brasil é uma verdadeira loucura ! ! ! Ou será que vamos ganhar 20, 30 reais por hora para fazer faxina ? Empresas públicas como Caixa e Banco do Brasil não terão mais concursos. Empresas públicas e de economia mista serão cabides de emprego. O dinheiro público será rasgado em contratos super faturados com empresários-políticos, onde o trabalhador receberá a metade do quê ganharia se trabalhasse de forma direta. Projeto do deputado Sandro Mabel de Goiás, riquíssimo empresário…estamos FERRADOS ! ! !

    – querem acabar com os direitos conquistados pelos trabalhadores.

    – imagine uma empresa criada para ganhar determinado serviço digo licitação e depois que pega dinheiro simplesmente da calote nos trabalhadores, fica por isso, e isso já acontece e muito, é só ver a quantidade de obras interrompidas digo paradas pelo ministerio publico, devido fraude.

    diga não, junte-se a nós, diga não vamos pra ruas manifestar a nossa opinião.

    – teve um deputado relator do projeto que disse dava até pra rir pelos numeros da ultima manisfestação que foi em média em cada cidade sp-6000, rj-5000, belem-2000, e em média 2000 a 6000 recado pra ele dia 15/04/2015 vossa excelencia vai ver muitos milhões e o congresso vai ficar muito pequeno.

    – criador do projeto Sandro Mabel de Goias, é aluno do ex-deputado cassado cachoeira por fraude com varias empresas ganhando licitação. todos são ricos só esperando pra dá o bote. diga não.

    Resposta
  • 11 de abril de 2015 em 12:44
    Permalink

    O estacionamento já está disponível, e com bastante vagas, pq não o usam?
    E onde está o discernimento desse povo?
    Sabe que o aeroporto está em obras e não se adianta ao problema.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *