Denúncia: Advogados estão marcados para morrer
Nos últimos dias diversas notícias no submundo do crime em Itaituba, no Oeste do Pará, têm aguçado o imaginário da população. Primeiro com uma lista que circulou pelas redes sociais com nomes de pessoas que estariam marcadas para morrer. A lista foi contestada pela Polícia Civil, mas três dos nomes que nela constavam foram mortos.
O fato novo nesse assunto agora foi um atentado ao veículo que estava estacionado no pátio da residência do advogado Alessandro Campos Batista. O advogado que atua na área criminalística registrou BO no dia 16 no plantão do delegado Carmelo Rocha Lobo, quando relatou que por volta de oito horas da manhã do dia 16 sua esposa encontrou um bilhete confeccionado com recortes de jornais, quando constava uma frase ameaçadora: “Teu pessoal matou quem não devia, meu povo vai a luta contra o inimigo de sua vida já era os olhos das serpentes os três OAB vai pu inferno Alexandre Brasil e um Oto FN”.
Alessandro Batista disse que foi vítima de um atentado, já que o seu carro que estava estacionado foi alvejado três com tiros tendo sido comprovado o fato através de laudo do IML. O advogado Thiago Passo Brasil também registrou BO pedindo providencias já que o carro que sofreu atentado na casa de Alessandro era de sua propriedade e com isso ficou preocupado por se sentir também ameaçado. Além de que seu nome também foi citado no Bilhete.
Sobre o episódio, a presidente da OAB local, advogada Dra Cristina Bueno, disse que foi formada uma comissão composta por 10 advogados para acompanhar todos os fatos em rigorosa investigação para esclarecer o que motivou o atentado aos advogados, já que no bilhete o autor ou autores citam que há um terceiro advogado marcado para morrer, sem que seja citado o nome. Dra. Cristina Bueno disse que na OAB não há nenhuma denúncia, nada que desabone a conduta dos dois profissionais que sofreram atentados, acreditando que o fato deles atuarem na área criminalística possa ter causado esse tipo de coisas.
POLÍCIA PRENDE QUADRILHA DE ALTA PERICULOSIDADE: Na sexta-feira, dia 17, o submundo da criminalidade sofreu mais um forte baque com a desarticulação de uma perigosa quadrilha que vinha provocando uma onda de assaltos em Itaituba. Os bandidos foram presos em flagrante em uma residência atrás de uma Igreja Evangélica, no Bairro Jardim Aeroporto.
As Polícias Civil e Militar cercaram a quadrilha, mas foram recebidos a balas por um dos assaltantes, Ernildo Carvalho, de 28 anos, considerado barra pesada, mas levou a pior e morreu em meio ao tiroteio, ao ser atingido com dois tiros no na barriga. Os demais bandidos resolveram se entregar, sendo presos em cumprimento a um mandato judicial. Daniel Pereira de Souza, Marcelo Ferreira da silva, Douglas Lima dos Santos e um menor de idade das iniciais LLV.
Dentre os assaltantes presos pela Polícia estava Marciel Simão, que segundo a Polícia era procurado por prática de assaltos e homicídios cometidos em Itaituba e no Trairão. O cerco aos bandidos foi feito pela manhã e a estratégia montada pela operação policial fechou qualquer probabilidade de fuga ao bando que já havia praticando vários assaltos e estavam planejando outros.
Falando sobre a operação, o coronel Ten. Cel Lacerda, que também participou da operação, disse que isso é sinal de que os bandidos por mais que queiram não terão vida boa em Itaituba, já que a prisão do bando representou grande golpe no crime organizado que envolve além de assaltos também o tráfico de drogas. Com informações e fotos de Junior Ribeiro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos