Prefeitura inicia obras no final da rua Marechal Rondon
A Prefeitura de Juruti iniciou esta semana os serviços de infraestrutura no bairro Palmeiras com o objetivo de solucionar o problema de desmoronamento de terras no final da rua Mário das Neves, situação que já vem incomodando os moradores há vários anos sem que nenhuma solução fosse apresentada.
Preocupado com o problema, já que várias famílias correm o risco de perderem suas casas, o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto acionou sua equipe de engenharia que definiu um projeto para o local. Segundo o projeto, as águas pluviais serão desviadas para o final da rua Marechal Rondon. Para que isso aconteça, as obras começaram a ser executadas pela empresa Compacta.
Vale ressaltar que uma reunião foi realizada entre a Prefeitura e os moradores do bairro a fim de apresentar e aprovar a realização dessa obra que vai trazer segurança para aquela área da cidade.
Segundo o prefeito Marco Aurélio, que visitou na manhã desta terça-feira, 28, o início das escavações, a Prefeitura está preocupada em garantir a segurança dos moradores daquela área e de seus patrimônios, por isso não mediu esforços para buscar uma solução e realizar a obra.
“Com essa obra alternativa na Marechal Rondon, essas águas terão outro curso, o que possibilitará que Prefeitura realize um trabalho definitivo na Mário das Neves”, declarou o prefeito municipal, que garantiu ainda que após o serviço de drenagem, a rua Marechal Rondon será asfaltada ou concretada, deixando aquele trecho bem melhor do que está no momento.
Essa notícia tranquilizou os moradores que temiam que a rua não fosse totalmente recuperada após as obras.
PREFEITO PARTICIPA DE ENTREGA DE DUAS SALAS DE AULA DA AGENDA POSITIVA
Em meio às comemorações do aniversário de Juruti e da Escola Rosa de Saron no mês de abril, foram entregues, na manhã de sexta-feira, 24 de abril, à comunidade escolar mais duas salas de aula construídas pela Agenda Positiva, uma parceria entre Prefeitura e Alcoa.
Durante a solenidade, várias autoridades presentes se pronunciaram parabenizando a escola, os pais e os alunos pelo dia festivo, incluindo prefeito Marco Aurélio Dolzane, vice-prefeito Jonas Morais, secretária de Educação, Régia Pinheiro, vereador Fladimir Andrade, diretor geral da Alcoa Juruti, Afonso Bizon, presidente da Associação Bom Samaritano, Miguel Teixeira, presidente do Conselho Municipal de Educação, Aleilson Vidinha, e a diretora da Escola Municipal Rosa de Saron, Nilciane Bruce Barroso.
O valor total da obra, que inclui as duas salas mais uma secretaria e uma sala de leitura, foi de mais de R$474.000,00 (quatrocentos e setenta mil reais), beneficiando 450 alunos da educação infantil e ensino fundamental. “É gratificante poder fazer parte desse processo de valorização da educação em Juruti. Espero voltar mais vezes a esta escola para momentos como este”, garantiu Afonso Bizon. Além da Agenda Positiva, o Instituto Alcoa tem parceria com a formação da banda de música da Escola, chamada “Pra ver a banda tocar”.
O vice-prefeito Jonas Morais afirmou que a responsabilidade de melhoria da educação é de todos, mas principalmente do Poder Público Municipal e que as parcerias são muito importantes, como no caso da escola Rosa de Saron. O prefeito Marco Aurélio também confirmou. “A soma do esforço de cada um gera frutos como este que nós estamos vendo aqui, uma escola bonita e bem cuidada. Fico muito feliz de estar nesta manhã comemorando a entrega dessas salas de aula, enquanto que o Brasil inteiro reivindica melhorias na educação. Significa que todos nós estamos comprometidos porque o desenvolvimento pleno do município de Juruti está na educação”, disse o prefeito.
Além dos pronunciamentos, houve algumas apresentações culturais dos alunos do projeto Mais Educação, como poemas, coreografias e teatro, assim como a participação da banda “Pra ver a banda tocar” tocando os Hinos Nacional e de Juruti, e o da escola. O evento encerrou com coquetel servido para todos os presentes.
PARCERIA PREFEITURA E DETRAN PROPORCIONAM AÇÕES EM JURUTI
No dia 25 de abril, novas ações ocorreram pelo convênio entre Prefeitura de Juruti/DEMUTRAN e Governo do Estado/DETRAN-PA, como a entrega de 38 carteiras de habilitação que foram renovadas e a aplicação da prova de legislação para quem está tirando a carteira pela primeira vez.
O DEMUTRAN está empenhado em ajudar os interessados em regularizar veículos, documentação para estarem aptos ao trânsito. “Estamos unindo esforços para melhorar o trânsito de Juruti, oferecendo toda ajuda possível, e com o apoio do Governo do Estado. Com isso já pudemos observar as mudanças positivas, a diminuição de acidentes. Portanto população e Poder Público juntos todo mundo ganha”, frisou o prefeito Marco Aurélio.
A equipe do DEMUTRAN informa que está no aguardo da equipe do DETRAN para a regularização de veículos ainda esta semana.
DOCUMENTO BASE APRESENTA METAS E ESTRATÉGIAS PARA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Equipe Técnica responsável pela Elaboração do documento base do Plano Municipal de Educação de Juruti concluiu na última quinta-feira, 23, a definição das metas a alcançar nos próximos 10 anos no setor educacional, bem como as estratégias que serão usadas visando esse objetivo.
O documento base será formatado e apresentado à Comissão Responsável pela Elaboração do PME; e, depois, nas pré-conferências, que vão acontecer nos próximos dias. Após essa etapa, o documento segue para a II Conferência Municipal de Educação de Juruti, que acontece no fim do mês de maio.
O Plano Municipal de Educação deve ser aprovado até o dia 24 de junho de 2014.
PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMUNIDADE BATATA
A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, entregou na quinta-feira, 23, certificados a 58 alunos que concluíram o ensino fundamental nos anos de 2007, 2011, 2012 e 2013 na Escola Municipal Pedro Rodrigues de Souza, comunidade Batata, região do planalto.
Para a entrega do documento, a direção da escola organizou uma solenidade, que contou com a presença da secretária de Educação, Régia Pinheiro; do vice-prefeito de Juruti, Jonas Morais; do presidente do Conselho Municipal de Educação, Aleilson Vidinha; do presidente da Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Juruti, Mailson Lira; do diretor da Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães, Gilson Gomes; do diretor da Escola Mário Pereira Filho (Tabatinga), Samuel Pereira; e do diretor da Escola Getúlio Vargas (Castanhal), Fabiano Pimentel.
Boa parte dos que receberam os certificados pertence hoje à Casa Familiar Rural, que oferece o Ensino Médio Profissionalizante, através do Curso Técnico em Agropecuária, na comunidade Batata.
Os certificados foram expedidos através da Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães, após um processo que mobilizou a SEMED, Conselho Municipal de Educação e direção da Escola Municipal Pedro Rodrigues de Souza.
A solenidade contou ainda com a presença dos familiares dos estudantes que receberam os certificados, dos professores da Casa Familiar Rural e de diversos comunitários da região.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri
Jose9 Carlos disse:Gostaria de saber como que eu fae7o a inscrie7e3o da mauqete para participar do evento que sere1 realizado nos dias 24 e 25 de julho. aguardo a resposta.Se3o carlos, 28/06/2010.