CPI da câmara pedirá afastamento de prefeita

Eliene Nunes poderá ser afastada do cargo e secretário Erisvan Gomes será ouvido pela CPI na 2ª feira
Eliene Nunes poderá ser afastada do cargo e secretário Erisvan Gomes será ouvido pela CPI na 2ª feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vem coroar a inabilidade político-administrativa da futura ex-prefeita Eliene Nunes que, ao invés de tentar apagar o fogo chamando a turma dos bombeiros para essa finalidade, ela arregimentou vários piromaníacos para fazer ‘tratativas’ com os vereadores signatários da CPI. Como consequência, teve-se a aprovação da CPI e chefiada pelas duas últimas pessoas no mundo que Eliene Nunes desejava ter como opositores: Vereadores Peninha e Isaac Dias.

Outra consequência desse despreparo político da Prefeita, foi o Requerimento solicitando que o responsável pelo Hidroviário remeta comprovantes dos recolhimentos das taxas ali cobradas.

É certo que o Sr. Clemison Silva, Diretor do Hidroviário, adiantou-se em parte e já apresentou, em redes sociais três recibos que comprovam recolhimentos dessas taxas. É briga que ainda irá render alguns rounds, com previsão de perda para a prefeita, pois, como disse o jornalista Welinton Lima, que “Todos sabem como começa uma CPI, mas ninguém sabe como termina”.

Mas, apesar da aparente e falsa tranquilidade da Prefeita, esta viajou a Belém, pois teme a mais nefasta consequência desse embate desnecessário que ela vem travando com a Câmara de Municipal de Itaituba, que pode ser o pedido de afastamento temporário da prefeita Eliene Nunes enquanto durarem os trabalhos da CPI, para evitar provável interferência dela nas investigações.

Em conversas com vários vereadores integrantes da CPI, nossa reportagem ficou sabendo que é grande a probabilidade de afastamento da Eliene Nunes, o que a aproxima de ser uma futura ex-Prefeita. Disse-me um desses vereadores, que esse pedido de afastamento depende apenas do envio de documentos pelo SINTEPP.

SINTEPP DENUNCIA MANIPULAÇÃO DOS DADOS DO FUNDEB: Como o perrengue entre o SINTEPP e a PMI não tem prazo de validade, assim como o descaso da futura ex-prefeita Eliene Nunes para com a classe dos educadores, da qual é egressa, mais um round se deu no último dia 27 do mês de abril, quando membros do SINTEPP flagraram alguns membros do Conselho do FUNDEB provavelmente adulterando os dados do FUNDEB e posterior aprovação, sem a presença dos representantes do SINTEPP, conforme declaração do Sindicato, apesar da insistência desses.

Agora, cabe uma pergunta simplória: Se faltou merenda nas escolas quase todo o ano de 2014, como foi aprovada essa conta do FUNDEB?

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO SERÁ CHAMADO A DEPOR NA CPI: Não durou mais de quinze minutos a sessão de segunda-feira (04), da Câmara Municipal de Itaituba. Porém, o vice-presidente, vereador Manoel Diniz, deu início aos trabalhos, transferindo depois a condução da sessão para o segundo secretário Toínho Piloto, pois o primeiro secretário Isaac Dias foi participar da audiência pública em Rurópolis.

Os vereadores que compõem a CPI estiveram reunidos na Sala das Comissões, para traçar as diretrizes dos trabalhos. Já está definido que os dois primeiros convocados serão o Secretário de Administração, Erisvan Gomes e o pregoeiro da PMI. Os membros da CPI têm muitas perguntas para fazer aos dois.

O Secretário de Administração, Erisvan Gomes, deverá Comparecer a CPI, já na próxima segunda feira (11), às 17:00 horas, para responder aos questionamentos dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito. Sua ausência sem uma justificativa plausível poderá implicar em desobediência. Alem do Secretário de Administração também foi intimado o pregoeiro municipal.

ISAAC PEDE A CONVOCAÇÃO DE VALFREDO: Outro Vereador que bateu pesado, por sinal, bem mais pesado no secretário de governo da prefeita Eliene Nunes, foi Isaac Dias. Ele solicitou à presidência da Mesa Diretora, em requerimento verbal, que Valfredo Marques Jr. seja convocado pela Câmara para dar explicações, na sessão de terça-feira, dia 12, sobre seu pronunciamento em uma TV local. Isaac Dias declarou que Valfredo foi irônico ao falar que o Secretário deve ir à Câmara para ensinar aos vereadores como se faz para criar corretamente uma CPI.

Isaac Dias chamou Valfredo Marques de primeiro ministro. Termo que está sendo usado por adversários do governo, afirmando que embora em Itaituba não exista esse cargo, o Secretário age como tal. O Vereador disse que o governo não tem direção e que o Secretário de Governo está ajudando a afundar a atual gestão cada vez mais.

Também o vereador Peninha (PMDB) rebateu a fala de Valfredo acerca da legalidade da CPI instalada pela Câmara. De acordo com Peninha, o Secretário e o governo municipal como um todo estão confundindo as coisas e tentando confundir a opinião pública. “Estão confundido CPI com comissão processante”, disse Peninha.

O Vereador do PMDB criticou, ainda, a ausência da prefeita Eliene Nunes na audiência pública de Rurópolis, que aconteceu na terça-feira, onde deveria estar para defender os interesses de Itaituba, sobretudo, na questão a respeito das divisas com aquele Município. Com informações de Junior Ribeiro e Norton Sussuarana.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *