Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão no INSS de Santarém
Um servidor da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foi afastado na manhã desta quarta-feira (13), durante uma operação da Polícia Federal em Santarém, no Oeste do Pará. Segundo a PF, o servidor estava sendo investigado por diversos crimes, entre eles, falsificação de documentos.
A polícia federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão de materiais que estavam com o servidor. A investigação começou há dois meses, após uma denúncia feita à ouvidoria do órgão em Belém. “Chegou a partir de uma notícia veiculada para a Ouvidoria da Previdência em Belém, que nos repassou e em uma averiguação preliminar colhemos informações com a agência de Santarém”, informou o delegado da polícia federal Sérgio Pimenta.
O primeiro mandado foi cumprido na casa do servidor, onde os agentes da Polícia Federal encontraram diversos documentos e materiais eletrônicos. O outro mandado foi cumprido na sede do INSS.
O servidor ficará afastado de suas funções e responderá por diversos crimes. ” A Justiça Federal também esteve conosco na Previdência e notificou para que ele fique afastado por dez dias das suas funções. Estamos averiguando o estelionato, fraude contra a Previdência e também falsificação de documentos. Encontramos alterações no sistema que é utilizado pela Previdência para conseguir os dados dos benefícios”, concluiu Pimenta.
Além da participação do servidor nos crimes, a Polícia não descarta o envolvimento de outras pessoas.
Fonte: RG 15/O Impacto e G1