Tatu encontrado em rio é resgatado por técnicos do Zoofit
Na manhã de quarta-feira (13), um tatu foi encontrado por turistas no rio Amazonas, próximo ao encontro das águas com o rio Tapajós, em frente a cidade de Santarém (PA). O animal foi avistado e resgatado pelo guia de turismo, Elves Pereira de Sá, que acompanhava o passeio de turistas vindos do Mato Grosso e de São Paulo que se encontram no município, e que fizeram o registro do momento em vídeo. Os técnicos do Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (Zoofit) receberam o animal no Terminal Fluvial Turístico, de onde foi levado para a sede da entidade.
Segundo a equipe dos médicos veterinários que efetuaram os primeiros atendimentos ao animal, ele é macho, mede 78cm, pesa 4,5kg e está bem, apenas com um ferimento superficial, o qual foi efetuada a assepsia e aplicação de pomada cicatrizante. O espécime também recebeu suplementação vitamínica intramuscular
Trata-se de um Dasypus novemcinctus L., chamado vulgarmente de tatu-galinha, uma referência ao sabor de sua carne que se assemelha à da galinha, bem como ao fato de possuir pelos parecidos com penas em suas patas. Este é um animal muito caçado pelo homem, o que vem reduzindo as populações em alguns locais em ritmo acelerado.
Para o fato deste animal, que é terrestre, de hábito noturno, ter sido encontrado no meio aquático, durante o dia, ainda não há um esclarecimento. Sabe-se que ele pode atravessar cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranquilamente sobre o fundo. Se o rio for muito largo, como é o caso do rio Amazonas, ele enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com a extremidade do focinho fora da água.
Para os técnicos do Zoofit, ainda podem ser levados em conta o fato de o tatu ter fugido de alguma embarcação ou até mesmo ter sido vítima do fenômeno das terras caídas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/FIT