Dia mundial de combate à violência contra o idoso é marcado com programação alusiva
Desde esta terça-feira, 9 de junho, a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realiza uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para o combate as diversas formas de violência cometidas contra idosos.
A data, 15 de junho, foi instituída pela Rede Internacional de Prevenção de Maus-Tratos contra Idosos em parceria com a Organização das Nações Unidas e baseado no artigo 3º do Estatuto do Idoso é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à Saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Em Óbidos a programação inicia com a participação da organização do evento na mídia local, divulgação e panfletagem nas escolas e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No dia 15 de junho, segunda-feira, a programação inicia com uma caminhada com saída às 7h da Praça Sesquicentenário com percurso Avenida Dom Floriano Loewenau, Rua Picanço Diniz, Avenida Rui Barbosa, Rua Marcos Rodrigues de Sousa, Travessa Elói Simões e término na Praça Barão do Rio Branco.
O tema da Campanha é “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito” e tem apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do SCFV Atendimento a Pessoa Idosa (API Conviver), Conselho Municipal do Idoso (CMI). A campanha busca ainda a sensibilização da população para denunciar casos suspeitar de abuso dos direitos dos idosos por meio do Disque 100 (Direitos Humanos), Polícia Civil (93) 99143-8297, Polícia Militar (93) 99178-7500, Ministério Público (93) 3547-1168.
ÓBIDOS SEDIA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O tema da Conferência é: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente
Com objetivo de garantir a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Município, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza nesta quinta-feira, 11 de junho, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Óbidos.
A programação inicia às 7h30min, na Associação Amigos do Menino Jesus, localizado na Avenida Dom Floriano, s/n, no bairro de Lourdes e segue até às 17h quando acontece a apresentação cultural Carimbó do ProJovem.
Dentro da programação terá palestra e mesa redonda, entre os temas estão: “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, Carla Micélia dos Santos – Assistente Social, “Proteção e Defesa dos Direitos” Dra Lilian Braga – Promotora Pública, “Protagonismo e participação de criança e adolescente”, Ramissés Ribeiro – Comissão de Adolescentes, “Controle Social da Efetivação dos Direitos”, Ana Nilva Soares – Conselheira de Direito, “Gestão da Politica Nacional dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes” Aldanete dos Santos Farias Viana – Assistente Social do CAPS.
PROJETO GESTOR EDUCACIONAL DISPONIBILIZA BOLETIM ONLINE PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
O projeto leva um novo modelo que possibilita agilidade, segurança e eficiência no processo educacional
Desde novembro de 2013, a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza a implantação do projeto piloto Gestor Educacional, que visa por meio desta ferramenta digital (internet) levar a toda comunidade um novo modelo que possibilita agilidade, segurança e eficiência no processo educacional. O projeto implantado em três etapas melhora a comunicação das unidades educacionais nos três víeis: Escola com Governo Federal; Escola com Educadores e Escola com pais ou responsáveis dos estudantes.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, João Neto de Sousa Rodrigues, a implantação do projeto foi pensada para melhorar a comunicação, todos os testes foram realizados e hoje o endereço digital: www.semed.obidos.pa.gov.br/gestoreducacional já está disponível. “O projeto foi criado e seu principal objetivo era a migração de dados do Educacenso para o INEP (Instituto Nacional de Pesquisa Educacional) e posteriormente foi se atribuindo outras funções como a disponibilização do diário de classe das escolas da rede municipal e agora com o boletim online”, declarou o secretário.
Com a implantação do projeto, tanto as escolas podem atualizar dados junto ao Ministério da Educação, quanto os educadores podem ter acesso ao diário de classe online, que pode ser impresso em qualquer local que tenha um ponto de internet e que facilita a atualização de informações dos estudantes com relação à frequencia e nota do aluno, que também ficam disponíveis para pais, ou responsáveis dos estudantes, que podem ter acesso as informações por meio do site www.semed.obidos.pa.gov.br/gestoreducacional, para ter acesso as notas e frequencia dos alunos é necessário que os pais ou responsáveis informem o ano letivo, nome e data de nascimento do aluno, além do nome da mãe.
O secretário informou que a disponibilização das notas e frequencia escolares em um site facilita a comunicação entre a escola e pais de alunos. “Muitas vezes os pais não tem muito tempo para ir a escola, geralmente porque as reuniões coincidem com o horário que eles estão no trabalho, então ele pode acompanhar pela internet e todas as escolas possuem internet e até agosto a gente deve fazer uma licitação para melhorar este serviço de internet nas escolas urbanas do município”, finalizou o secretário após informar que agora iniciou a fase da divulgação do site junto aos pais ou responsáveis dos alunos.
Fonte: RB 15/O Impacto e Martha Costa