SEMSA ENCERRA CAMPANHA DE VACINA CONTRA GRIPE EM CURUÁ

Idosos impossibilitados de se deslocarem aos postos de vacinação foram vacinados em domicílio
Idosos impossibilitados de se deslocarem aos postos de vacinação foram vacinados em domicílio

Obedecendo ao calendário oficial do Ministério da Saúde, a campanha contra gripe influenza teve início no dia 04 de maio e teria seu encerramento no dia 22. Entretanto, em detrimento da baixa procura pelo público alvo, foi determinado pelo governo federal que a mesma fosse prorrogada até o dia 06 de junho de 2015. Vale ressaltar que, a grande novidade deste ano, foi à ampliação da vacina para outras faixas etárias. Ou seja, estendendo a população infantil de 6 meses até 5 anos. A estimativa preconizada pelo Ministério da Saúde era vacinar 80% do público alvo em todo território nacional que são: idosos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas e presos. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS. Esta definição é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias que tem como principal agente o vírus da gripe.

Dessa forma, concretizou-se a priorização dos grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Segundo informações do governo federal, o Brasil cumpriu satisfatoriamente à meta estipulada. No município de Curuá, a campanha foi eficiente, com a realização do dia “D”, no dia 09 de maio nas escolas municipais da zona urbana. No decorrer da campanha a equipe de vacinadores se mobilizou até as comunidades da zona rural, realizando em domicílio as acamadas impossibilitadas de se deslocar até a Unidade de Saúde. Em entrevista recente concedida a nossa redação, a secretária municipal de saúde, Greyciane Mota informou que, 2.210 (dois mil duzentos e dez) pessoas foram vacinadas no município. Na oportunidade, a mesma ratificou que a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos de doença graves. No caso específico as pessoas alérgicas ao ovo, devem abster-se da sua utilização.

CATÓLICOS CURUAENSES CELEBRAM DIA DO CORPO DE CRISTO

Católicos festejam dia de Corpus Criste em Curuá
Católicos festejam dia de Corpus Criste em Curuá

No dia 4 de junho de 2015, foi celebrado em todo o planeta o dia de Corpo de Cristo. Para a Igreja Católica é o dia mais importante, pois se festeja a presença de Deus vivo na hóstia consagrada. Em Curuá o pároco Pe. Dico, juntamente com a equipe de liturgia, presidiu na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato os ritos tradicionais da celebração do Santíssimo Sacramento. Logo após a Santa Missa, o corpo de Deus percorreu em procissão as principais ruas da cidade. Nas paradas previamente programadas, para as devidas homenagens, os proprietários das residências realizaram belíssimas ornamentações. Os principais pedidos, invocado pelo sacerdote, foram pedindo: paz, saúde, concórdia e proteção ao desamparados e injustiçados.

VISITA – NOTÍCIA BOA – No dia 06 de junho de 2015, o servidor público Emivaldo Onete Supervisor Regional da Emater – PA, e os Deputados Francisco Aguiar (Chapadinha) e Hilton Aguiar, Federal e Estadual, respectivamente visitaram o município de Curuá. As excelências (foto), ao supervisionaram a repartição pública estadual supramencionada, estudaram a possibilidade da construção do prédio da empresa em Curuá. Vale ressaltar que, o escritório local funciona em prédio particular. Mesmo há bastante tempo a prefeitura já tenha disponibilizado uma área para a edificação do empreendimento. Segundo o Engº Agrº. Frank Nelson de Sousa Dantas, por ocasião da visita dos mesmos “in loco” foi procedido assinatura de Convênio de Cooperação Técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PA e Prefeitura Municipal de Curuá – PMC. Disse ainda, que a equipe formada pelo supervisor e deputados estendeu-se aos municípios de Juruti e Óbidos.

CURUAZANDO – O leitor assíduo de nossa página, Jeová Pantoja, comentou em nossa redação que jamais irá votar nulo ou em branco. Porém, ficou indignado com os deputados e senadores que na reforma política não pautaram e muito menos acabaram com a obrigatoriedade do voto. No seu entendimento, o mesmo deveria ser facultado, pois democracia não impõe regras ao eleitor fazer atos que não condizem com suas respectivas convicções. A justificativa do eleitor é devido à banalização que ficou o voto. Pois, devido à comercialização indiscriminada, entre corruptos e corruptores, contribuem para chegar ao poder, somente os postulantes que tinham razoável situação financeira, fórmulas ilícitas, mentiras ou promessa mirabolantes que possam ludibriar e induzir o eleitor ao erro. Com conseqüência, em todo território nacional, o povo brasileiro está, decepcionado e frustrado, em salvas exceções, com os políticos inescrupulosos que envergonham o cidadão de bem, através de enriquecimento ilícito as barbas das autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *