Alerta – Acidentes de trânsito aumentam 188% em Santarém
Nos últimos meses diversos acidentes de trânsito foram registrados em Santarém, no Oeste do Pará. Para quem trafega diariamente nas ruas da cidade virou rotina acompanhar o socorro de pessoas vítima de acidentes, que ocorrem das mais variadas formas, como por meio de imprudência de motoristas e motociclistas ou a falta de atenção de pedestre.
Diante do problema, uma estatística feita pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PTran) aponta que somente no mês de maio deste ano a quantidade de acidentes de trânsito aumentou 188%, comparado com o mesmo período de 2014. Os números preocupam os órgãos de segurança do Município.
Em maio de 2015, de acordo com o Ptran, foram registrados 23 acidentes, enquanto que em 2014 foram apenas 8 desastres. Já em relação a mortes no trânsito, o Ptran informou que em 2015 foram registradas 4 vítimas fatais, enquanto que em 2014 não houve nenhum óbito.
Segundo o Ptran, aumentaram em 100% os acidentes com motocicletas e em 500% com veículos de passeio, comparado com o mesmo período do ano anterior.
Em maio de 2015, o Ptran alerta que foram registrados 16 acidentes envolvendo motocicletas e 24 com veículos de passeio, enquanto que em 2014 houve 08 desastres com motocicletas e apenas 04 com carros.
Os locais onde há maior incidência são nas Avenidas Curuá-Una, Fernando Guilhon e Borges Leal. A Curuá-Una continua liderando as ocorrências. De 02 em maio de 2014 passou para 03 em 2015.
As infrações também tiveram aumento. Os números aumentaram em 458% este ano em relação a 2014. Em 2015 foram registrados 184 autos, enquanto que em 2014 foram apenas 33.
O órgão não contabiliza os acidentes que ocorreram na Rodovia BR-163, que é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a comandante do Ptran, tenente PM Izabel Cristina Costa Monteiro, a correria do dia a dia leva a população a ficar desatenta no trânsito, contribuindo para que o fator pressa seja fundamental no acidente. Isso porque as pessoas, cada vez mais atarefadas, têm que conciliar todos os compromissos com o tempo e tentam diminuí-lo no trajeto de um local a outro.
Segundo a tenente Izabel Monteiro, este aumento pode ser atribuído a imprudência dos condutores. “Eu creio, pelo que observamos, ocorre em decorrência da imprudência do condutor, pois cerca de 99% dos acidentes poderiam ser evitados. Isso é falta de conscientização. As pessoas ainda não tomaram consciência, que conduzir um carro é portar uma arma, que pode tirar a vida”, enfatizou a militar.
Por conta dos números que aumentaram significativamente, a comandante do Ptran, tenente Izabel Monteiro, esclareceu que as fiscalizações são freqüentes. Segundo ela, são realizadas uma média de 3 por dia. “Falta de fiscalização não é. Os acidentes com motos, por exemplo, na maioria das vezes são causados pelos próprios condutores. A fiscalização está sendo feita, não podemos fiscalizar cada esquina. Não adianta culpar o Estado. A principal arma é conscientização do condutor”, declarou a comandante do PTran.
PROVIDÊNCIAS: O Vereador Luis Alberto (PP) cobrou providências da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), para o elevado índice de acidentes que estão ocorrendo no bairro do Caranazal, após denúncias de moradores. De acordo com o Vereador, na Avenida Borges Leal, no perímetro da Magalhães Barata com a Avenida Cuiabá, onde trafegam muitos estudantes e idosos, têm ocorrido inúmeros acidentes, por falta de sinalização e fiscalização por parte da SMT.
“Há uma necessidade urgente de resolver esta situação, porque não dá mais pra gente ficar vendo crianças e idosos sofrendo riscos de acidentes”, informa o Vereador.
Neste sentido, Luis Alberto apela ao governo municipal e à Secretaria competente que possam colocar um semáforo no cruzamento da Avenida Borges Leal com a Frei Ambrósio e uma faixa de pedestres na Borges Leal com a Agripina de Matos. Medidas essas, que de acordo com o parlamentar, podem evitar mais transtornos e acidentes naquele perímetro.
ACIDENTE FATAL: A comerciária Patrícia Lopes Pinheiro, 27 anos, morreu por volta de 23h, de sexta-feira, 12, em um dos leitos do Pronto Socorro Municipal (PSM), após ter sido atropelada por um ônibus da empresa Viação Borges, que faz a linha Tabocal/Centro. O acidente aconteceu no cruzamento das avenidas Mendonça Furtado e Turiano Meira, em Santarém, por volta de 18h, de sexta-feira. Patrícia Lopes Pinheiro era vendedora e trabalhava no Centro Comercial da cidade. Ela seguia em uma motocicleta quando foi atingida pelo ônibus. O motorista do veículo, disse aos agentes de trânsito que realizaram a perícia no local que seguia pela Mendonça Furtado e não viu quando a mulher subiu pela Turiano Meira.
Fonte: RG 15/O Impacto