Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Alter do Chão é travado pelo Estado
Quatro meses depois de moradores de Alter do Chão apresentarem oficialmente o projeto de construção do posto avançado do Corpo de Bombeiros naquela Vila, o plano continua tramitando na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). O projeto do posto de Alter do Chão foi apresentado no dia 4 de fevereiro deste ano, durante uma reunião na vila balneária, onde os moradores mostraram ao comando do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Santarém, o local onde deve ser implantado o posto avançado do CBMPA, na praia de água doce mais famosa do Brasil.
De acordo com o major BM Paulo Costa, o comando do 4º GBM de Santarém repassou o projeto para o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, que está tratando da implantação do posto avançado, com a Segup e o governador Simão Jatene (PSDB). O projeto visa uma área construída de 629 metros quadrados para instalação do efetivo e viaturas, contando com alojamentos, sala de musculação e treinamento, refeitório, locais para treinamentos diversos, além da implantação de uma Guarda Mirim Ambiental.
A implantação de uma UBM em Alter do Chão é uma reivindicação antiga dos moradores da Vila, principalmente para o apoio nos afogamentos e combate a incêndios. Segundo o Tenente Coronel Cláudio, comandante do 4º GBM, será de grande importância para Alter do Chão ter uma unidade do Corpo de Bombeiros.
“Para essa área de preservação ambiental é muito importante termos uma unidade na Vila, para um melhor tempo resposta do Corpo de Bombeiros, não só para atender Alter do Chão, mas, também, para todo o entorno próximo do município de Belterra, sem contar ainda que o serviço de Guarda-Vidas passará a ser regular”, adianta o comandante.
O terreno para a construção da Unidade já foi oficialmente doado e repassado pelo Poder Executivo, através do prefeito Alexandre Von. No dia 25 de março deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei que cede terreno ao Corpo de Bombeiros para construção de um posto avançado em Alter do Chão.
“Sonho antigo que vai se tornar realidade”, disse, na época, o vereador Henderson Pinto (DEM). “Nós entendemos que a permanência do Corpo de Bombeiros era importante na área que fica em frente ao posto de saúde de Alter do Chão. Isso vai beneficiar toda a população da Vila e também os visitantes de maneira geral”, afirmou Pinto. Ele garantiu que lutou por muitos anos para que esse projeto fosse concretizado, para que o local possa pertencer, de fato e de direito, ao Corpo de Bombeiros.
“O projeto foi apresentado pela comunidade e levado para apreciação do Comando Geral do CBMPA”, esclareceu o 1º Tenente BM, Da Silva, analista de projetos do 4º GBM.
Em fevereiro deste ano, os moradores apresentaram o projeto de construção do posto avançado de Alter do Chão. A menos de duas semanas para o início das férias escolares, quando aumenta o fluxo de visitantes na praia de Alter do Chão, os moradores reivindicam junto a Segup uma resposta emergente para a implantação do posto do Corpo de Bombeiros, no balneário.
Em relação a “Operação Férias 2015”, o major BM, Paulo Costa informou que a operação está montada com aproximadamente 40 homens, 2 embarcações e 4 viaturas. O efetivo deve atender a demanda das praias com maior fluxo de pessoas tanto em Santarém quanto em Belterra.
Entre as praias estão: Alter do Chão, Maracanã, Aramanaí e Pindobal. As operações, segundo major Paulo, vão acontecer nos finais de semana, a partir do dia 03 de julho, até o dia 02, de agosto, quando está previsto o retorno das aulas.
Fonte: RG 15/O Impacto