Santarém não terá 2° turno nas eleições de 2016
Em Audiência Pública realizada na última segunda-feira (29/06), no auditório da UEPA, em Santarém, Oeste do Pará, o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) fez esclarecimento sobre o Recadastramento Biométrico que acontecerá nos municípios de Santarém, Belterra e Mujuí dos Campos.
De acordo com o Desembargador Raimundo Holanda Reis, Presidente do TRE-PA, “a Biometria trará maior segurança na votação, e garantirá maior lisura no resultado das eleições”.
Segundo o Cronograma estabelecido, os eleitores do município de Santarém já podem realizar o procedimento desde o dia 1º de Julho. Já os eleitores de Belterra e Mojuí dos Campos devem aguardar para o mês de agosto, pois o TRE-PA fará parceria com as Prefeituras para garantir o atendimento nas respectivas sedes dos municípios.
SEGUNDO TURNO: Na eleição de 2012, segundo TRE-PA, o município de Santarém totalizou 193.870 eleitores, número próximo a 200.000, segundo a Legislação Eleitoral, o mínimo necessário para que um Município tenha 2º Turno.
Em Santarém, os moradores, os partidos políticos, bem como os candidatos vislumbraram novas perspectivas, fato marcante, que mudaria de vez o direcionamento das estratégias políticas até então utilizadas. No entanto, com a realização do Recadastramento de Eleitores que já está sendo realizado no Município, desde o dia 1º de julho, revisão esta que será também, momento para o Cadastro da Identificação Biométrica do Eleitor, o Tribunal já descarta a realização de 2° turno, uma vez que deverá existir uma perda de no mínimo 10% do número de eleitores.
O Recadastro é obrigatório, e o eleitor que não o realizar, terá seu título cancelado. Portanto, não estará apto a votar nas próximas eleições. Soma-se a essa perda a existência de duplicidade de título eleitoral. Mesmo com todo o esforço e logística disponível para alcançar 100% de cobertura, o trabalho resultará em uma redução significativa do quantitativo de eleitores.
REDACASTRAMENTO BIOMÉTRICO: O TRE-PA convoca todos os eleitores de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos para realizarem o recadastro de eleitores, com Identificação Biométrica. Para realizar o procedimento, é necessário comparecer no Cartório Eleitoral, situado na Avenida Mendonça Furtado, 2.039, Santa Clara, Santarém-Pará, e apresentar todos os documentos pessoais e comprovante de residência. O Tribunal informa que será coletada do eleitor: assinatura, foto e as impressões digitais dos dez dedos.
Fonte: RG 15/O Impacto