Comitê Olímpico Brasileiro vem a Santarém definir as rotas do revezamento da tocha olímpica Rio 2016

A data ainda não foi informada, mas será no mês de agosto que uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estará em Santarém para discutir, com a coordenação local do revezamento, a rota da tocha olímpica Rio 2016 no Município.
Na manhã desta terça-feira (7), o coordenador local do revezamento, Ney Bendelack, atendeu a imprensa santarena para esclarecer dúvidas sobre o cadastramento e escolha das pessoas que terão o privilégio de conduzir a tocha.
“É importante que a população saiba que nem Prefeitura de Santarém nem a SEMJEL terão qualquer ingerência na escolha das pessoas que conduzirão a tocha. Todos os habitantes do município podem se candidatar. Basta entrar nos sites dos patrocinadores oficiais (Coca-Cola, Nissan e Bradesco), fazer o seu cadastro, contar uma história e aguardar o resultado da seleção. Certamente teremos atletas e ex-atletas participando do revezamento, mas qualquer pessoa do povo também pode ser escolhida, porque a finalidade é justamente universalizar o revezamento”, frisou Ney Bendelack.
A estimativa é de que pelo menos 200 pessoas terão o privilégio de conduzir a tocha em Santarém. Em todo o Brasil serão 12 mil pessoas.
O revezamento começará no marco zero, que é a cidade de Brasília. De lá, seguirá para a região Nordeste, passando por Belém, subindo para Macapá e descendo para Santarém onde acontece a celebração da tocha. O símbolo ficará um dia inteiro na cidade, daí a preocupação da administração pública em montar uma força-tarefa para preparar Santarém para esse momento de celebração.
Há a possibilidade de se incluir na rota os municípios de Mojuí dos Campos e Belterra, mas o COB ainda deverá ser consultado, já que a princípio a cidade escolhida para o revezamento é Santarém.
De acordo com Ney Bendelack, Alter do Chão e o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, devem ser contemplados com a passagem da tocha em algum momento do dia. Uma praça da cidade será escolhida para a festa de celebração, que ocorrerá no final do dia do revezamento em Santarém.
OITO ÁREAS DA CIDADE RECEBERÃO OS DESFILES DA SEMANA DA PÁTRIA 2015

Os representantes de órgãos da segurança pública estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (07/07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para discutir a programação da Semana da Pátria 2015. Este ano uma novidade será apresentada ao público: o hino nacional será cantado em duas línguas.
“Tínhamos uma proposta de a abertura acontecer com o hino nacional cantado em tupi guarany. Mas a sugestão dos militares do BEC é que façamos a abertura com o hino oficial em língua portuguesa, e a programação oficial, em algumas escolas quilombolas e indígenas serão convidadas para cantar o hino nacional em tupi guarany e em ritmo afro, considerando que os quilombolas e indígenas serão os primeiros a desfilarem na abertura da Semana da Pátria na Adriano Pimentel”, enfatiza o professor João Magalhães, da coordenação da Semana da Pátria.
O objetivo da coordenação do evento foi ouvir as sugestões dos órgãos e estreitar a parceria, uma vez que durante os desfiles em homenagem a independência do Brasil, a população costuma acompanhar os desfiles descentralizados nos bairros da cidade e o encerramento da programação na orla, onde as forças de segurança realizam as suas apresentações ao público.
Assim como ano passado, os desfiles acontecerão de 1º a 7 de setembro, de forma descentralizada em oito áreas da cidade: Centro, Santíssimo, Nova República, Caranazal, Livramento, Centro II (ensino médio), Maracanã/Santarenzinho e orla da cidade. Os pontos de concentração e o percurso serão definidos nas próximas reuniões.
Participaram da reunião os representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal, Exército e Policia Militar e Conselho Tutelar, 5ª Unidade Regional de Educação (5ª ure) e a prefeita em exercício, professora Maria José Maia.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS