MILTON CORRÊA

UM POUCO SOBRE A ENACTUS E O TIME ENACTUS UFOPA

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é permitir o progresso através da ação empreendedora. Essa organização internacional está presente em mais de 36 países e conta com a participação de mais de 65 mil membros. No Brasil, atua desde 1998 e já está presente em 49 Instituições de Ensino Superior, entre elas a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, engajando mais de 1.300 voluntários em todo o país.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Enactus é uma rede de estudantes, líderes executivos e acadêmicos que tem como objetivo fazer a diferença em suas comunidades promovendo o desenvolvimento sustentável. Os alunos participantes formam equipes em seu campus e desenvolvem projetos que, por meio da ação empreendedora, melhoram o padrão e a qualidade de vida de pessoas com necessidades específicas.

Com escritórios localizados em diversas universidades do país, cada um dos núcleos da organização é chamado de Time Enactus. Entre as principais habilidades desenvolvidas nessa experiência, estão as relacionadas com trabalho em equipe e gestão.

O QUE SE APRENDE

“Na Enactus nós aprendemos a colaborar, a juntar forças e nos relacionar com pessoas dos mais diversos perfis. Além da parte de relacionamento, fazemos planejamentos estratégico, tático e operacional do Time, pois entendemos a importância de resultados e de quantificar aquilo que é executado”, explica Suelen Belo, presidente da ENACTUS / UFOPA

Na prática, cada Time cria e implementa projetos com foco no crescimento sustentável de comunidades, desenvolvendo a liderança e a capacidade de gestão de seus membros. “Enactus é empreendedorismo na verdadeira acepção da palavra. Nosso trabalho é planejar e executar”, acrescenta Belo. Um Projeto Enactus pode envolver desde a solução de um problema básico, treinamento e capacitação, até o desenvolvimento de empresas e cooperativas nas comunidades.

Segundo Suelen Belo, para os alunos da UFOPA é uma honra integrar um Time Enactus, e desde que o time foi criado em 04 de abril de 2013, “nós crescemos muito e obtivemos muitas conquistas de grande relevância para a instituição e principalmente para as comunidades atendidas”, aponta.

RUMO AO CAMPEONATO NACIONAL ENACTUS

Atualmente com cinco projetos e 52 membros ativos o time se prepara para o Campeonato Nacional Enactus Brasil 2015, realizado todos os anos em São Paulo, onde os times de todo o Brasil tem a oportunidade de expor seus projetos. “Em 2013, com apenas três meses de fundação tivemos nossa primeira participação no Campeonato Nacional, e conquistamos o prêmio de Time Revelação e segundo lugar na liga em que competimos, ainda nesse mesmo ano fomos premiados no programa Amazônia 2020 do Banco Santander”, revela Suelen Belo

Suelen Belo conta ainda que, um ano depois no Campeonato 2014, o time ENACTUS/UFOPA, foi um dos cinco finalistas, ficando em segundo lugar geral na competição, tornando o Projeto Mapinguari o segundo melhor projeto de empreendedorismo social do Brasil dentre mais de 30 projetos que foram apresentados no evento.

Alguns meses Após o campeonato 2014 foi conquistado o Prêmio Santander Universidade Solidária, com o Projeto Mapinguari, desenvolvido na Vila Balneária de Alter do Chão. O prêmio compõe o Santander Universidades, que investe em projetos de extensão universitária relacionados ao tema “Desenvolvimento Sustentável com ênfase em geração de renda”, que sejam elaborados e executados por universidades, com a participação de professores, alunos e da comunidade local.

TRÊS PRINCIPAIS PROJETOS SERÃO APRESENTADOS

Para o campeonato nacional Enactus Brasil 2015, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho no WTC eventos em são Paulo, ocasião em que serão apresentados os resultados de um ano de trabalho desenvolvidos nos três principais projetos, o Nutrilife que é desenvolvido na SEARA, o Manipirão que é desenvolvido na comunidade de Boa Esperança e o Mapinguari que é realizado com os vendedores de doces regionais e artesanatos da vila de Alter do chão.

A PREPARAÇÃO

A preparação para o campeonato nacional ENACTUS, iniciou em maio com mensuração de resultados, elaboração do texto da apresentação e produção de vídeos com depoimentos dos comunitários. Atualmente estão sendo realizados os ensaios da apresentação dos projetos todos os dias na sala do time no Campus Amazônia da UFOPA.

A VIAGEM

O time ENACTUS / UFOPA viaja rumo a São Paulo no dia 15 de julho com uma equipe de 24 alunos do time para participar da competição representando todos os 52 universitários membros do time, a UFOPA e Santarém. “A expectativa é grande e estamos nos dedicando para realizar uma excelente apresentação e honrar a confiança da nossa universidade e das comunidades em que desenvolvemos nossos projetos”, afirma Suelen Belo.

A MAIS RECENTE CONQUISTA

A mais recente conquista do Time Enactus / Ufopa foi à vitória no Prêmio Defesa Vegetal da Andef, na Categoria Ensino, modalidade Universitários, com o Projeto Manipirão, desenvolvido na comunidade de Boa Esperança, localizada a 42 km de Santarém. O projeto beneficia 34 famílias de produtores rurais que integram a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Boa Esperança (Coopboa), buscando o incentivo do uso sustentável da mandioca e o desenvolvimento sustentável do agronegócio regional a fim de contribuir para a diminuição do desperdício da matéria prima que normalmente ocorre durante os processos de colheita, transporte e armazenamento do produto.

Além disso, o Projeto tem a finalidade de aperfeiçoar a renda dos produtores rurais, mostrando o incremento da farinha para essa cadeia produtiva, bem como o aproveitamento dos resíduos resultantes das fases de processamento que podem gerar produtos como sabão e vinagre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *