SMT discute com a sociedade, licitação do transporte público coletivo
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) promoveu na tarde de segunda-feira (13), no auditório do CIAM, a primeira reunião técnica com a sociedade, para a construção de um Plano Piloto, visando discutir o processo de licitação do transporte público coletivo por linhas de ônibus.
Estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Transporte, instituições públicas, sindicatos, associações e entidades privadas. Na ocasião, a equipe técnica responsável pelo processo licitatório recebeu contribuições dos diversos segmentos presentes, com o objetivo de levantar propostas para a licitação das linhas Aeroporto/Centro e Orla.
Inicialmente serão licitadas cinco linhas. Outras reuniões como essa já foram definidas com o mesmo propósito. A próxima será no dia 27/09 na Comunidade Boa Esperança. Já estão agendadas, também, reuniões técnicas nas comunidades Tabocal e Cedro (10/08) e na Vila de Alter do Chão (15/08).
O consultor técnico Reginaldo Abreu fez, inicialmente, uma explanação centrada no tema Transporte e Mobilidade, destacando os desafios, dificuldades e avanços da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, priorizando diagnósticos que vão nortear as ações do processo licitatório da linhas de ônibus de Santarém.
Na segunda parte, as discussões centraram-se com vistas a receber contribuições sobre a rota Aeroporto/Centro (60,31 Km) e Orla Fluvial (10,63 km). Ambas com destaque para a visão turística. A escolha das discussões das primeiras linhas é um ensaio para as discussões das demais, que são consideradas mais complexas.
Esta é a primeira vez que se discute licitação do transporte público no Município. Atualmente há 16 empresas, com 48 linhas, servidas por 142 ônibus em circulação, que funcionam com autorizações em estado precário. A licitação vai levar em conta entre outras condicionantes, a melhoria da qualidade do serviço.
Ao final das discussões, Reginaldo considerou que houve um avanço a partir de contribuições apresentadas para as linhas que estavam sendo discutidas.
“As linhas Aeroporto/Centro e Orla Fluvial não foram escolhidas por acaso. Elas apresentam características de linhas menos complexas e isso vai facilitar esse nosso ensaio”, avaliou.
Reginaldo considerou como positiva a primeira reunião técnica, pelas contribuições que foram levantadas, com destaque para propostas de alteração dos itinerários das duas linhas, pontuando a importância de se obter alternativas que contemplem a passagem por locais com possibilidade de maior fluxo de passageiros.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
Quando será implementado a zona azul no centro?