Prefeita mais uma vez ignora Câmara e não comparece para depor na CPI
A CPI da Câmara Municipal de Itaituba instaurada para apurar denúncias de irregularidades administrativas no âmbito da merenda escolar e FUNDEB já está na reta final, após a convocação de vários secretários e diretores na gestão da prefeita Eliene Nunes, que desde o início dos trabalhos da CPI sempre tentou desqualificar a mesma. Na tarde de terça-feira (14) a CPI ouviu a secretária municipal de educação Uzalda de Miranda, que a exemplo dos demais secretários disse desconhecer as denúncias formuladas pela CPI, inclusive afirmando que todas as despesas contraídas com aquisição de merenda com transporte escolar são legítimas.
Já na oitiva desta quarta-feira, dia 15, marcada para às dez horas da manhã, aonde estava convocada a prefeita Eliene Nunes, a mesma numa atitude de não está de fato respeitando os trabalhos da CPI, não compareceu, sendo enviado à Comissão apenas um ofício assinado pela Procuradoria onde de maneira vaga e subjetiva, sem uma justificativa plausível, informa que a Prefeita não pode se fazer presente devido a impossibilidade jurídica da convocação estar prejudicada. Os membros da CPI interpretam o ofício da Prefeita como um descaso e falta de respeito em relação ao Poder Legislativo, como um todo.
Para o presidente da CPI essa ausência não exime a Prefeita, que será novamente convocada, já que é exatamente seu depoimento que vai direcionar os rumos da CPI quanto ao relatório que já está em fase de conclusão. O relator da CPI, vereador Peninha, disse a prefeita Eliene Nunes mais uma vez está sendo contraditória já que sempre disse que quem não deve não teme e, no entanto, foge da CPI. Peninha disse que serão feitas quantas convocações forem necessárias, mas a Prefeita tem que ser ouvida, já que no decorrer da CPI ela nunca mandou nenhum documento com as informações solicitadas, tentando com isso atrapalhar o andamento da mesma.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos