Sefa, Receita e Policia Federal planejam ações conjuntas
Reunião realizada no dia 03/08, na sede da Secretaria da Fazenda (Sefa) em Belém, deu início a um planejamento de ações entre a Secretaria da Fazenda, Sefa, Receita Federal do Brasil e Polícia Federal.
No encontro foi apresentada a proposta de reativação da atuação conjunta na Base Candiru, em Óbidos, para atuar no combate a evasão fiscal e ao crime naquela região, A intenção é disponibilizar uma embarcação para receber as equipes no rio Amazonas, e contar com um prédio de apoio.
Outras ações conjuntas foram discutidas no encontro. Uma delas seria a ampliação da fiscalização nos rios, utilizando lanchas, na área entre Óbidos e Juruti.
Participaram do encontro o secretário da Fazenda, Nilo Rendeiro de Noronha, o superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo Júnior, da 2ª região fiscal, o superintendente da Polícia Federal no Pará, Ildo Gaspareto; o auditor fiscal Tito Marcus Coelho, chefe da divisão de repressão ao contrabando e descaminho; o delegado da Polícia Federal, Ualame Machado e o coordenador da unidade de fiscalização de mercadorias em trânsito da Sefa em Belém, fiscal de receitas Humberto Barros.
O secretário da Sefa explicou que a reativação da ação conjunta na área do Rio Amazonas é importante para combater o tráfico de drogas e o transporte de mercadorias contrabandeadas, e para garantir o recolhimento dos impostos estaduais, e deve acontecer ainda este ano. “A Secretaria da Fazenda tem todo o interesse em desenvolver ações conjuntas com outros órgãos, principalmente nas área de fronteira”.
Para o superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo, a região de Óbidos tem um movimento permanente de mercadorias pelo Rio Amazonas, boa parte delas vindas da Zona Franca de Manaus, e há o interesse em aumentar a fiscalização no trânsito de cargas, concentrando os esforços, a fim de garantir uma ação mais efetiva. “É uma ação que deve, a partir do melhor controle, ampliar a segurança e a arrecadação”.
O superintendente da Polícia Federal, Ildo Gaspareto, declarou, no encontro, que a integração das ações melhora os resultados e que as ações podem iniciar imediatamente, utilizando os recursos disponíveis. “A idéia é que a Polícia Federal, Receita Federal e Sefa voltem a trabalhar integrados para coibir todo tipo de ilícito, tanto fiscal como criminal, na área entre o Amazonas e o Pará”, informou o delegado Ualame Machado.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Sefa Pará