Biblioteca Municipal recebe 10 computadores do Projeto CDI/The Bill & Melinda Gates Foundation
O projeto Comitê para a Democratização da Informática (CDI Bibliotecas) repassou 10 computadores para a Biblioteca Municipal de Santarém/Paulo Rodrigues dos Santos, na manhã desta segunda-feira (14/09). Foi entregue a principio, por meio de contrato de cessão em comodato. O repasse dos equipamentos foi devido a premiação do acervo público no projeto em abril deste ano. No Pará, foram contemplados apenas os municípios de Santarém e Redenção.
O projeto é uma iniciativa do Comitê CDI, com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 715 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.
“Com essa aquisição poderemos dinamizar o serviço ofertado pelo acervo, seguindo os critérios do projeto parceiro. E novamente parabenizo os servidores do acervo pelo mérito”, enalteceu o secretário municipal de Cultura, Nato Aguiar.
Além dos equipamentos, nos dias 15 e 16/09, as bibliotecárias da representação Norte e Nordeste vão participar de uma capacitação. “Será voltada para a funcionalidade do projeto, sanar dúvidas e compartilhar ações desenvolvidas no acervo. O treinamento será na Biblioteca Cruzeiro (acervo público), em Brasília, Distrito Federal (DF)”, disse a bibliotecária municipal de Santarém, Renata Ferreira.
“Dentro do processo avaliativo que contemplou a Biblioteca Paulo Rodrigues dos Santos observada pela representante do CDI Bibliotecas Lia Gonsales, que esteve no mês de junho em Santarém, foram as comprovações atuante e a qualidade profissional dos servidores no acervo” concluiu o administrador da Biblioteca pública, Walteci Nogueira.
Objetivos do projeto
1- Fomentar a criação de um ambiente de inovação nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento;
2- Contribuir na formação dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integração de tecnologia em suas atividades;
3 – Criar com os bibliotecários novas práticas, onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informação para melhoria na qualidade de vida da comunidade;
4 – Estimular a liderança nos bibliotecários para aprimorar o engajamento da comunidade em atividades de incentivo ao aprendizado, acesso à informação e à leitura;
5 – Colaborar para ampliar a relevância das bibliotecas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e garantindo a continuidade e ampliação do projeto.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS