Justiça decreta prisão de ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa
A Justiça de Mato Grosso decretou a prisão preventiva do ex-governador do estado Silval Barbosa (PMDB), acusado de participar de um esquema de cobrança de propina e lavagem de dinheiro entre os anos de 2013 e 2014. Barbosa governou o Mato Grosso de abril de 2010 a dezembro de 2014. Como não foi encontrado, o ex-governador está sendo considerado foragido da Justiça.
Na tarde desta terça-feira ele era esperado para prestar depoimento em uma CPI da Assembleia Legislativa que investiga os incentivos fiscais concedidos em seu governo. Porém, não compareceu. A ideia da Polícia Civil era prendê-lo durante o depoimento.
Dois ex-secretários de Fazenda, Pedro Nadaf e Marcel Souza de Cursi, foram presos. Ambas as prisões foram decretadas pela juíza Selma Rosane Arruda, que atua na Vara de Combate ao Crime Organizado e ocorrem dentro de uma investigação comandada por uma força-tarefa criada pelo governo Pedro Taques (PSDB) para recuperar ativos desviados dos cofres públicos.
Além dos mandados de prisão, a juíza determinou também busca nos endereços dos acusados e condução coercitiva de suspeitos de participarem do esquema.
A Polícia Civil não detalha os crimes supostamente cometidos pelo ex-governador. Porém, ele e os ex-secretários presos já eram investigados em uma ação cível em razão da concessão de incentivos fiscais irregulares a frigoríficos com plantas em Mato Grosso. Barbosa e os ex-secretários tiveram seus bens bloqueados no ano passado em razão dessa investigação.
A assessoria de imprensa do ex-governador informou que, por enquanto, não vai se manifestar. Há menos de um mês, a esposa de Silval Barbosa, a ex-primeira-dama Roseli Barbosa, foi presa por desvios de recursos de ações sociais.
Fonte: O Globo