Descaso – Unidade de saúde funciona em casa de madeira em Barreiras

“Quando não há dinheiro, temos a justificativa de não fazermos a obra. Mas quando tem o dinheiro e não fazemos a obra, é falta de gestão, falta de compromisso, falta de responsabilidade”. Assim o vereador Peninha classificou a administração da prefeita Eliene Nunes, em pronunciamento na sessão de terça-feira, na Câmara de Vereadores de Itaituba.

Vereador Peninha mostra péssimas condições do posto de saúde
Vereador Peninha mostra péssimas condições do posto de saúde

Para o vereador Peninha, o município de Itaituba tem recebido muito dinheiro do Governo Federal para a execução de obras, mas não tem gerenciamento deste dinheiro. “O que estamos vendo hoje é que tem dinheiro, as obras são iniciadas e não são concluídas. Não é por falta de dinheiro”, disse o Vereador.

Em viagem ao interior do município de Itaituba, Peninha tem recebido inúmeras denúncias do abandono de obras, como já denunciou a questão da Unidade de Saúde do Distrito Municipal de Campo Verde, onde uma pequena reforma deveria ser feita em 90 dias e já se passaram anos e até hoje não foi concluída. Agora, o edil teve a oportunidade de verificar “in loco” a situação da Unidade de Saúde do Distrito de Barreiras.

Segundo denúncia do Vereador, a empresa Fernandes & Silva Transporte e Comunicação Ltda-Me, foi contratada através de Tomada de Preço ainda em maio de 2014 para reformar a Unidade de Saúde de Barreiras, pelo valor de R$ 144.996,63. Entretanto, até hoje, o que era para ser concluída em 90 dias, continua em execução e só iniciada a obra.

PostoItaituba1
Reforma do Posto de Saúde está parada há mais de um ano

Peninha disse que esteve na Comunidade e foi procurado por moradores que denunciaram o descaso, inclusive afirmaram que em 2014 a obra foi iniciada e depois abandonada. Agora, que a Prefeita esteve em Barreiras para o dia 7 de setembro, apareceram dois pedreiros para mostrar que a obra estava sendo tocada, se queixaram os moradores. Mas a obra está parada há anos. Os moradores foram contra a maneira como está sendo feita a reforma. Eles acreditam que não havia necessidade do fechamento total da Unidade. “Enquanto se fazia a reforma em uma parte, a outra continuava atendendo normalmente a população. Mas a Unidade foi fechada e a Prefeitura alugou uma casa de madeira, improvisada e inadequada para funcionar durante os 90 dias, pelo aluguel mensal de R$ 400,00. Já se passaram anos e até agora a obra não foi concluída”, acrescentou o Vereador.

Em contato com o vereador Peninha, o dono da empresa Fernandes & Silva Transporte e Comunicação Ltda-ME, Fernando Soares, justificou que as obras pararam devido os constantes feriados, como Festival do Aracu, na comunidade de Barreiras e a Semana da Pátria. Disse, também, que até hoje não recebeu nenhum centavo desta obra, apesar do dinheiro estar na conta do Município. Os moradores denunciaram que a obra está parada desde o ano passado, que só agora quando a Prefeita foi lá é que começaram a fazer alguma coisa.

Enquanto isto, o vereador Peninha teve requerimento aprovado na sessão de terça-feira ultima, solicitando da prefeita Eliene Nunes, secretária de saúde Cleoci Aguiar e do Conselho Municipal de Saúde, providências para que as obras sejam concluídas no prazo de 30 dias, uma vez que o prazo era de 90 dias, já se passou um ano e até hoje não foram concluídas.

PRESIDENTE DA CÂMARA ASSUME PREFEITURA DE NOVO PROGRESSO: O presidente da Câmara de Vereadores de Novo Progresso, Ubiraci Soares (PT) assumiu a Prefeitura daquele Município, na terça-feira pela manhã. Macarrão, como é conhecido, assumiu interinamente pelo motivo do Prefeito estar em tratamento médico hospitalar em outro Estado. Macarrão sabe exatamente quantos dias ficará no comando da Prefeitura, o atestado médico da Cardioclinica, local onde se encontra o Prefeito, vai até dia 18. Segundo a Lei Orgânica do Município, que rege a substituição do chefe do Executivo quando o cargo fica vago durante o mandato, o Presidente da Câmara neste caso assume o cargo como vice-prefeito.

Macarrão (PT), como primeira ação abriu as contas da Prefeitura encontrou um saldo de 1 milhão de reais na conta da educação e autorizou a transferência para pagamento de salário dos servidores (professores). Em conversa com o Prefeito interino, disse que a prioridade vai ser para pagamento de salários dos servidores em geral. Pediu calma para os servidores que tem salário atrasados, que a prioridade será deles. “Pagamos o que tem em caixa, dia 20 saldamos o restante”, frisou Macarrão.

Em conversa com a reportagem, o Prefeito interino disse que lamenta a situação que vem ocorrendo no Município. “A população está recendida com tanto caos, deixar de pagar o funcionalismo é retrocesso, perde o trabalhador e a cidade, o dinheiro vem para isto. Então, não sei o por que não está sendo pago em dia?”, questionou. Com informações de Adécio Piran.

RG 15/ O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *