Operação policial prende 50 pessoas na Grande Belém
Cinquenta pessoas, entre homens e mulheres, envolvidas em vários tipos de crimes, foram presas na sexta-feira (2) durante a operação ‘Tucupi’, desencadeada pelas Polícias Civil e Militar do Estado na Região Metropolitana de Belém. O objetivo é trazer mais segurança às ruas durante as festividades do Círio de Nazaré. Os presos devem responder pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e homicídios, entre outros. Parte dos foragidos já estava recolhida em casas penais.
De acordo com a delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, os 92 mandados cumpridos fazem parte de um total de 400 mandados judiciais ainda pendentes, que foram levantados em cada uma das unidades policiais (Delegacias e Seccionais) da Grande Belém. Ela destaca que as operações de cumprimento de mandados de prisão são rotineiras. ‘Só nas duas RISPs (Regiões Integradas de Segurança Pública) localizadas na Grande Belém foram cumpridos 503 mandados neste ano, o que dá uma média mensal de 80 mandados’, detalha.
O coronel Dilson Junior, comandante de policiamento da capital, enfatizou que o trabalho é resultado de mais de uma semana de levantamento, que envolveu a confirmação de endereços e de denúncias recebidas pelo fone 181, o Disque-Denúncia. ‘Qualquer pessoa deve nos repassar informações sobre o paradeiro de foragidos pelo fone 181’, ressalta. Ele destaca ainda que, com a operação, em um único dia, o número de mandados de prisão cumpridos equivaleu a dois meses de prisões.
Após passarem por triagem, exame pericial e pela identificação, os presos foram colocados em um ônibus e conduzidos ao Sistema Penitenciário.
Fonte: O Liberal