CONVIVENDO COM OS TRANSTORNOS
No primeiro dia da semana, estava enfrentando a morosidade do atendimento do CIRETRAN/DETRAN – em Santarém, (isso porque é um Órgão arrecadador), quando fui abordado por um conhecido que me disse assim: estão asfaltando a tua rua. Respondi-lhe, asfaltando, ainda não, estão jogando terra e as máquinas estão trabalhando e saímos de um sacrifício para o outro, dos buracos, lixo e mato, para a poeira. Disse-lhe, ainda, eu que tenho asma e outros problemas pulmonares. Já viajei e vou viajar para fora de Santarém novamente, fugindo da poeira.
Nem bem cheguei à sala de passageiros, na manhã de ontem, para viajar para a capital “parauara”, no aeroporto de Santarém, antigo Brigadeiro Eduardo Gomes, hoje, maestro Wilson Fonseca, fui cumprimentado pelo nosso ex-prefeito e meu particular amigo, Ronan Liberal, que me disse: você está podendo! Quando eu quiser asfaltar uma rua vou me “pegar” com você!
Disse-lhe, ainda não asfaltaram, estavam ultimando o preparo do solo, estourou uma velha tubulação de água, que alagou toda a Trav. Turiano Meira, no Conjunto da Cohab, até a Muiraquitã, e olha o azar!. A COSANPA, (sucateadíssima) depois de muitos apelos, creio que até intervenção da Prefeitura, (não é pelo Dr. Sérgio Campos, que não mede esforços, mas não tem o apoio da Corte) foi ao local e constatou que tinha que mudar toda a tubulação, então, rasgaram a rua no meio (com máquinas da empresa de engenharia que está trabalhando na pavimentação). Perdendo, assim, o serviço, já feito pelo pessoal da empresa que irá asfaltar mais uma parte da Turiano Meira. Veja o que eu disse uma parte da Turiano Meira, somente, a que está na área do conjunto da COHAB, PORQUE MAIS UMA VEZ NÃO IRÃO EMENDAR COM A MOAÇARA. É a segunda parcela do serviço
Mas uma amiga me disse que era preciso passar por esses “transtornos”. Ora, por isso eu já estou calejado de passar. Mas o governo do município não está nem aí. Quer ver? Vejamos!
O secretário da “tal” secretário de gerência das grandes obras. Diga-me qual? Usou dos meios de comunicação, dizendo da sua satisfação por iniciar as obras de continuação da Orla, e que iriam colocar duas balsas para atracar as embarcações e por lá fazerem o embarque de mercadorias e passageiros. Muito bem! Ele já sabia disso. Porque não providenciou junto o SMT, que (des)organizasse o trânsito, naquela orla do Antigo Tapajós Bar até a Praça Tiradentes. Muito bem!
Segunda-feira à tarde, fui à reunião dos “ouvidores” e “faladores” da garapeira Ypiranga. Após a atualização dos papos. Voltei ao local onde estacionei o veículo, este estava trancado por quatro caminhões, três cheio de sacos de cimento, outro com tijolo e outros estavam formando a fila, transformando aquele local, numa verdadeira Praça Tiradentes, salve-se quem puder. Uma avacalhação generalizada. Disse para o motorista que estava trancando o meu carro pela lateral. E agora? Ele disse-me. Eu só faço o que me mandam, disseram para parar e descarregar aqui. Depois um outro afastou o seu caminhão para eu poder sair dali.
A continuar assim, a orla de Santarém vai ficar quase toda igual, da Vera Paz, até o outro “trapichinho” de próximo do antigo Tapajós Bar. E os pedestres? O ir e vir? E os estacionamento do já “sem espaço”, no centro comercial de Santarém. E ……..
Com a palavra o gestor municipal. Ei sei prefeito!…vamos aumentar o números do agentes de trânsito, pelo que já sei só tem 15 (quinze) no quadro. É uma vergonha, é inconcebível para uma cidade do porte e da economia de Santarém, só ter quinze agentes de trânsito. Eu heim!
=========================
Hoje no Fluminense, o melhor da saudade, o Baile de 68 anos de fundação do Fluminense, com a Banda Stillus, a partir das 23 horas, Imperdível!