Professores da UFPA aprovam encerramento da greve
Os professores da UFPA aprovaram na manhã de quarta-feira, 7, o fim da greve da categoria, com indicativo para o próximo dia 13 de outubro. A decisão será levada ao Comando Nacional de Greve (CNG), que irá avaliar o resultado das assembleias em todo o país para indicar a data da suspensão do movimento grevista.
A assembleia montou uma comissão formada pelos professores Armando Lírio, Lilian Amorim, Nelson Souza, Vera Jacob e Waldir Abreu, para elaborar uma proposta de calendário acadêmico e reposição das aulas. A proposição deverá ser discutida com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), para, posteriormente, ser apresentada no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que deverá regularizar o novo calendário letivo. A primeira reunião da Comissão está marcada para o dia 13, às 10 horas, na sede da ADUFPA.
A greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino começou no dia 28 de maio em todo o país. Até o momento, 41 universidades ainda permaneciam paralisadas. Esta foi a maior greve da história do movimento docente.
Fonte: Ercio Bemerguy