Coluna Impacto
O Dia das Crianças de 2015 coordenado pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) não poderia ser melhor. Uma data que ficará marcada na memória de 24 crianças que estão em tratamento no HRBA, que participaram de atividades das mais especiais, dentre elas, uma que marcou e contribuiu para elevar suas auto-estimas, visitaram e participaram ativamente de uma sessão de cinema no Shopping Center Rio Tapajós. A coordenação esteve sob o comando da enfermeira Vanja Colares, que segundo informou, espera virar tradição, para que as crianças que se encontram em tratamento sejam participativas em atividades extra-hospital, para que sejam estimuladas a se sentirem amadas e queridas. Um tratamento, sem dúvida do mais rico e extraordinário realizado pelo HRBA, que outras empresas deveriam seguir. Parabéns a todos que participaram e colaboraram com o elevado projeto social.
CALOTE I
Diversas denúncias sobre a falta de pagamento de uma empresa terceirizada pela Norte Energia a vários empresários de Altamira vieram à tona, nesta semana. Segundo os empresários, a Norte Energia S/A, através do seu superintendente de Altamira, Dr. Arlindo, contratou a empresa URB TOPO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, com sede em Contagem (Minas Gerais) para efetuar algumas obras das condicionantes da Hidrelétrica de Belo Monte, porém, a empresa não está pagando seus fornecedores. Nos últimos meses, proprietários de postos de combustíveis, restaurantes, entre outros pontos comerciais, afirmam que ficaram sem receber o dinheiro equivalente aos produtos vendidos à URB TOPO.
CALOTE II
Os empresários apelam para o bom senso da Norte Energia, para que busque contato com a URB TOPO, para que a referida firma pague o que deve ao comércio de Altamira. Diariamente, filas de cobradores se amontoam em frente à sede da empresa, mas segundo os empresários, de nada adianta, porque ninguém recebe pagamento nenhum. Eles reforçam que o calote é total. Nossa reportagem entrou em contato com o superintendente da Norte Energia em Altamira, Dr. Arlindo. Na ocasião, ele nos informou que até o momento não estava a par da situação, mas que iria entrar em contato com a empresa URB TOPO para que esse problema seja solucionado. Dr. Arlindo disse que a Norte Energia está honrando com todos os acordos que fez não só com a URB TOPO, mas com todas as empresas contratadas para serviços terceirizados.
FORTE CALOR MUDA HÁBITO
Clima quente e úmido, sol forte e calorão. Este é o cenário atual do clima da região Oeste do Pará, no último trimestre de 2015, onde outubro, novembro e dezembro são considerados por especialistas, os meses mais quentes do ano, em Santarém. Por conta do clima quente, quem trafega diariamente nas ruas da cidade sente na pele o efeito do período seco (verão amazônico). Em alguns pontos da cidade, moradores dizem que tiveram que mudar o hábito para enfrentar o calor. Nas ruas a população se protege como pode do sol forte. Especialistas alertam que a exposição ao sol sem proteção pode, em longo prazo, causar doenças, como a catarata, e também danos à retina, que podem levar à perda da visão no futuro. Outro perigo é com o choque térmico que acontece quando a pessoa está em uma exposição contínua no sol e entra em um lugar com ar condicionado.
DIA DE FINADOS
O prazo para as famílias providenciarem a limpeza de túmulos nos cemitérios centrais de Santarém (São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires), para o Dia de Finados (02 de novembro) vai até este sábado (24). Segundo a administração municipal, nenhuma obra de construção, reforma ou pintura poderá ser realizada nos cemitérios a partir do dia 24 outubro até o dia 02 de novembro, para evitar transtornos e tumulto no dia de Finados.
O Scania Streamline oferece itens de qualidade e melhoram não só a produtividade, mas a segurança e a experiência de dirigir um Scania. É para se sentir em casa, mesmo na estrada. Para maiores informações, fale com Arthur Miranda pelos fones (93)99209-1391 e 98112-2938 ou pelo email Arthur.miranda@itaipunorte.com.br.
RETOQUES
O jornalista, escritor e colunista de O Liberal, Paulo Renato Bandeira (foto), nascido em Santarém, lança nesta sexta-feira, dia 23, às 19 horas, no auditório da Escola Emir Bemerguy, seu livro “BorboLetras”, que reúne 99 crônicas publicadas no jornal desde 2001. O livro é fruto de um projeto desenvolvido pelo autor, que consiste em visitas aos municípios do interior paraense. * O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, vai implantar um projeto pioneiro na região, na área ambiental: aparas de gramas, folhas, galhos e restos de alimentos do hospital serão transformados em adubo para a produção de legumes e verduras para o consumo do público interno. * O projeto, lançado durante a 6ª Campanha de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do HRBA, no início do mês, está em fase de preparação em parceria com a Emater e Ulbra. * O hospital produz, em média, 23 toneladas de resíduos por mês, sendo reciclados 10% desse total. Com a compostagem, essa parcela vai passar para quase 30%. * A população de Santarém cobra a manutenção dos semáforos nas ruas da cidade, que estão quase todos com problemas, sendo que em alguns pontos os acidentes são constantes. * O VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas, evento que integra a programação da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, será realizado no Parque Ambiental Pérola do Tapajós, de 6 a 15 de novembro. * Envolver o público no retrospecto musical é a proposta do concerto de aniversário de dois anos da Orquestra Filarmônica de Santarém. A exibição instrumental será no dia 06/11, no auditório da Casa da Cultura, às 20 horas.