Vereadores e lideranças de bairros indignados com a Cosanpa
Em reunião realizada na manhã de sexta-feira, 06/11, na sala dos ex-presidentes do Poder Legislativo Municipal, vereadores e lideranças dos bairros de Santarém, mostraram-se indignados com a má qualidade dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), em Santarém. Há quem defenda o cancelamento do Contrato da prefeitura de Santarém, com a companhia que tem vigência de 20 anos.
O presidente da Casa de Leis, Reginaldo Campos (PSB), é dos que defende o cancelamento do contrato com a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), firmado entre o Município de Santarém e a estatal, através da Lei nº 18.745, de 04 de outubro de 2011, que autoriza a COSANPA a prestar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com vigência de 20 anos. De acordo com Reginaldo Campos, se o que está na lei não está sendo cumprido por parte da COSANPA e se os serviços não são melhorados, o cancelamento do contrato é possível.
FEDERAÇÕES CONTRA A RENOVAÇÃO DO CONTRATO: O secretário geral da FAMCOS, Servito Batista, disse que tanto a entidade da qual faz parte, como a UNECOS, à época, manifestaram-se contrárias a renovação do contrato do Município com a COSANPA, por mais 20 anos. “Ou a COSANPA cumpre o que está no contrato que é principalmente fornecer água a toda a população de Santarém ou enquanto sociedade civil organizada vai pedir a rescisão do mesmo”, afirma. Podendo assim, segundo ele ser aberto para uma nova empresa fazer o serviço em Santarém. “O que não pode ser recorrente é o que está acontecendo hoje, ou seja, o desabastecimento d’água desde o centro até o bairro mais distante da nossa cidade” argumenta.
LIDERANÇAS APÓIAM RESCISÃO DO CONTRATO: Líder da grande área Maicá, Adilson Ferreira de Matos, a exemplo de outras lideranças comunitárias que na reunião se pronunciaram, defende a rescisão do contrato do Município com a COSANPA. Segundo ele, além de não termos água, não há monitoramento e nem prestação de contas por parte da COSANPA, conforme reza o contrato. Segundo Adilson com a rescisão, a gestão municipal teria condições de firmar contrato com uma nova empresa, que possa dar condição de a população santarena, ter água em suas torneiras.
REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA COSANPA: O presidente da Câmara, Reginaldo Campos, informou que o vereador Luiz Alberto esteve em Belém, em nome da Casa de Leis e na ocasião, agendou uma reunião em Santarém, no dia 18 de novembro de 20015, às 17h, com a participação do presidente da COSANPA, Luciano Lopes Dias.
O vereador Henderson Pinto articulador da reunião de sexta-feira, 06/11, por sua vez, informou que no encontro com o presidente da COSANPA, serão repassados esses encaminhamentos que foram discutidos com as lideranças dos bairros. De acordo com o vereador, as principais demandas foram: a formação de uma comissão de trabalho e a elaboração de um documento pela Câmara e os presidentes de bairros de Santarém, para ser levado ao conhecimento do presidente da COSANPA, do executivo municipal e do Ministério Público Estadual, manifestando a insatisfação da população, com os serviços da empresa e pedindo a retirada dela da cidade. Segundo Henderson, o documento vai propor um estudo de viabilidade de um projeto para o fornecimento de água em Santarém, mostrando inclusive o sucateamento da COSANPA. “O que se quer com isso, que seja resolvido o problema da água em Santarém, em qualidade e quantidade suficiente, para atender a nossa população”, conclui.
Fonte: RG 15/O Impacto e CMS