Hospital 9 de Abril em Juruti recebeu 3º mutirão de cirurgia
A solidariedade é a principal motivação de seis médicos e um cirurgião dentista do Hospital Regional de Presidente Prudente, cidade no interior do Estado de São Paulo, que participaram, de forma voluntária, do terceiro mutirão de cirurgias realizado pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), Organização Social de Saúde (OSS), no Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, em Juruti/PA, que foi construído, mobiliado e equipado pela Alcoa como parte da Agenda Positiva – conjunto de obras infraestruturais em benefício da população do município.
A equipe foi formada pelos médicos: Oscar Rubini (Urologista), Antônio Ferrari (Neurologista), Rodrigo Moretti (Ortopedista), Luiz Carlos de Oliveira Lima Filho (Cirurgião Geral), Murilo de Oliveira Lima Carapeba (Dermatologista), Henrique Barreto Bellusci (Anestesista) e Roque Nanci Grosso (Buco-Maxilo facial), que atenderam mais de 200 pacientes, entre consultas e cirurgias até ontem, sexta-feira (13/11).
As atividades começaram na segunda-feira (09/11) com a triagem dos pacientes referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde de Juruti. A expectativa era conseguir realizar o maior número de procedimentos possíveis até o final de semana.
“Estamos muito felizes com o SIM e todos esses profissionais e amigos. Louvado seja as mãos de quem o Senhor utiliza para fazer bem! Nosso sentimento é de gratidão pela disponibilidade”, apontou Frei Davi, diretor administrativo do Hospital 9 de Abril.
Antônio Ferrari, médico neurocirurgião, revelou estar tendo a oportunidade de realizar um grande sonho. “Sempre quis ir estar nessa região. Era um sonho de menino. Agora estou tendo esta oportunidade e, ainda, por uma causa tão especial. Uma causa solidária. Me senti muito bem acolhido e percebi o quão humanizado é o atendimento pelo profissionais do hospital, dado a todos os pacientes”, revela.
Já para Oscar Rubini, a expectativa de realizar um bom atendimento e poder ajudar na qualidade de vida da população era grande. “Sou urologista e percebi que é uma especialidade totalmente ausente. Os pacientes chegam a esperar até 5 anos por uma cirurgia. Os profissionais envolvidos auxiliam no que conseguem, mas ainda há uma demanda reprimida muita grande. Poder contribuir, com pouco para esse cenário é muito gratificante.
Esse foi o terceiro mutirão de cirurgias desde que a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) assumiu a gestão do Hospital 9 de Abril. O primeiro foi realizado por uma equipe de médicos voluntários do Hospital Estadual João Paulo II de São José do Rio Preto/SP.
Já o segundo, foi conduzido por médicos do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus de Bragança Paulista/SP. Ambas unidades também gerenciadas pela (ALSF). Ao todo, foram realizados mais de 200 procedimentos durante os mutirões.
A Associação Lar São Francisco está na região desde junho de 2014, quando na oportunidade assumiu também a administração da Santa Casa de Óbidos.
Para o presidente-nato da Associação, Frei Francisco Belotti, a resposta dos médicos é motivo de muita gratidão. “Jesus disse que até um copo com água dado com amor não ficará sem recompensa. Imagino esses profissionais que estão indo nesta missão de doação. Por isso, agradeço imensamente”, reforça.
Fonte: RG 15/O Impacto