200 mil pessoas participam do Círio de Nossa Senhora da Conceição em Santarém
Uma estatística feita pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) aponta que cerca de 200 mil pessoas participaram do 97º Círio de Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu no último domingo, 22, em Santarém, oeste do Pará. A romaria iniciou por volta de 07h, na Praça de São Sebastião, logo após a Missa dos Cordeiros.
Depois de percorrer os sete quilômetros pelas avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós, os romeiros começaram a achegar por volta de 08h30, no elevado da Praça da Matriz. Por volta de 11h, a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao elevado, onde foi celebrada a Santa Missa, encerrando ao meio-dia.
A celebração foi presidida pelo bispo Dom Flávio Giovenale. Para ele, o Círio é o momento de manifestar publicamente a fé do povo em Jesus Cristo, por interseção de Nossa Senhora da Conceição. “Porque é ele quem vai na frente, acompanhado por Nossa Senhora que nos pega pela mão e nos diz: fazei tudo o que Jesus vos disser. É um momento de fé, de manifestar o nosso compromisso com Jesus Cristo e amando a sua Mãe, Nossa Senhora”, declarou do Flávio.
Durante a caminhada dos fiéis católicos, 27 homenagens foram feitas a Padroeira dos Santarenos. Entre elas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, um coral entoou hinos de louvores a Virgem da Conceição. Após chegar no cruzamento das avenidas Cuiabá e Tapajós, houve a homenagem do Sindicato dos Estivadores a Mãe do filho de Deus, com a tradicional queima de fogos.
Outra homenagem que chamou atenção dos fiéis aconteceu no Mercadão 2000, com queima de fogos. Para os romeiros, a homenagem do Mercadão 2000 ocorreu praticamente nos mesmos moldes do Sindicato dos Estivadores.
Milhares de pessoas fizeram preces a Nossa Senhora da Conceição e pagamentos de promessas, durante o trajeto do Círio. Outras pessoas carregaram miniaturas de casas, replicas da Catedral e imagens da Santa, após ter conseguido uma graça, por interseção da Padroeira dos Santarenos. Crianças vestidas de anjo também participaram do Círio. Dezenas de pessoas distribuíram água aos romeiros, durante a caminhada.
“Todos os anos aumentam as doações. Este ano distribuímos em torno de 10 mil copos de água. Também vamos participar da Caminhada de Fé com Maria e quem vai encabeçar é essa atividade são as ‘Meninas do Arco Iris’, jovens de 12 a 21 anos. Uma das finalidades da maçonaria é fazer o bem sem olhar a quem, sem preconceito. Nós decidimos fazer essa ação social, distribuição de água, como forma de cumprir o que Deus nos disse: Dê água a quem tem sede”, afirmou o presidente do Conselho Consultivo dos Demolays em Santarém, Luiz Alberto Figueira.
Fonte: RG 15/O Impacto