Destaque – Professora santarena comemora 100 anos de vida
Em homenagem ao centenário de vida da professora Judith Santos, amigos e ex-alunos lembram a trajetória da educadora. No próximo dia 30 deste mês, a professora Judith Santos comemora 100 anos. Para marcar a data especial, em um documento, o empresário do ramo de cinema, Raul Loureiro, conta a história da professora Judith, hoje ainda bastante lúcida, em Santarém, onde ela ajudou a educar inúmeras pessoas. Veja na íntegra o documento do empresário Raul loureiro:
“Uma Dádiva de Deus. Judith – 100 anos de vida.
Uma empresa jornalística vive do sucesso que faz seus leitores. Nisso muitas vezes é ingrata a nossa posição em noticiar roubos, assassinatos, acidentes, enfim, tudo o que ocorre neste mundo. Mas, (felizmente tem um mas) também temos a satisfação de noticiar bons eventos, notícias alegres aos nosso leitores. Hoje, este Jornal, na triunfal caminhada por Santarém, orgulha-se em registrar uma data que é muito significativa para nossa cidade: a professora Judith Santos, no próximo dia 30 de novembro, alcança a invejada data (e rara) de 100 anos de vida.
A professora Judith Santos ensinou gerações e gerações no ensino básico, naquele tempo chamado assim. Sempre com muita satisfação e fazendo muitas amizades entre seus alunos. Não devemos esquecer que um grande edifício depende basicamente de um bom alicerce. Assim um bom médico, um bom advogado desde o princípio da vida escolar deve ter uma base sólida.
Judith Santos é filha do casal Lúcio Corrêa dos Santos e de Emerenciana Celestina Santos. Ele de origem judaica e ela católica. Ele muito branco que mais parecia um europeu, e ela negra de origem africana. Desse grande amor e dessa miscigenação nasceu uma família notável, principalmente nas letras e na música. O casal teve muitos filhos: Luciano, Judith, Julieta, Raquel, Acácio, Maria da Glória. Luciano foi um grande músico e foi várias vezes citado nos livros de Wilson Fonseca (Maestro Isoca), como clarinetista de primeira grandeza; Julieta e Raquel se dedicaram ao ensino; Acácio foi também músico e Maria da Glória, funcionária da Prefeitura Municipal.
Em 100 anos muita coisa aconteceu no nosso mundo: duas Grandes Guerras Mundiais que deixaram milhões de mortos; o grande avanço na ciência devido a Teoria da Relatividade de Albert Einstein; a explosão da bomba atômica no Japão/ o avanço na ciência médica que tem salvo milhares de vidas, a penicilina/ o desenvolvimento tecnológico em muitas áreas; dezenas de prefeitos em Santarém, dezenas de governadores no Pará, dezenas de presidentes da república, os anos da ditadura militar, a ida do homem à lua e tantas outras coisas que aconteceram para melhor e pior no mundo.
Toda Família Santos sempre foi muito estimada em Santarém, por serem pessoas éticas. Fica assim registrado esse acontecimento que toda cidade se orgulha. Na próxima segunda-feira, dia 30, haverá uma missa às 7:30 da manhã, na Igreja Matriz, comemorando o centenário de Judith Santos. É de salientar que toda família seguiu o catolicismo. Hoje, ainda temos um descendente que orgulha muito Santarém: Laurimar Leal, o consagrado artista, pintor, escultor, escritor, compositor, um expoente da arte em nossa cidade, sobrinho da professora Judith Santos. Parabéns professora Judith Santos. Que Deus sempre continue a abençoando”.
Fonte: RG 15/O Impacto