Ônibus são incendiados em Belém

Ônibus são incendiados em Belém..
Ônibus são incendiados em Belém..

Três ônibus de transporte coletivo foram atacados por bandidos e incendiados, neste fim de semana. Em dois casos, as chamas foram apagadas antes que destruíssem totalmente os veículos. Com isso, chega a cinco o número de ataques deste tipo na Grande Belém, em apenas três dias. Segundo a Polícia Civil, não há investigações relacionando estes casos aos ônibus incendiados na noite de sexta-feira.
Na noite do último sábado, um ônibus da linha Marex/Centro foi abordado por quatro homens no canal São Joaquim, no bairro da Sacramenta. Segundo a Polícia, a renda do coletivo e os pertences dos passageiros foram levados, e após a ação, dois homens atearam fogo no veículo. Ninguém se feriu na ação, e o caso foi registrado na Seccional da Sacramenta. O motorista e o cobrador do coletivo apagaram rapidamente as chamas, evitando que o veículo fosse destruído.
Mas não foi o que aconteceu na madrugada de ontem, na avenida Independência, bairro do Paar, em Ananindeua. Um ônibus da linha Paar/São Brás, pertencente à Viação Forte, foi incendiado por volta das 5 horas da manhã, por três homens desconhecidos que, aparentemente, não tinham a intenção de praticar assalto. O coletivo tinha acabado de sair do final da linha e levava apenas o condutor, o cobrador e duas passageiras, quando os três criminosos subiram no veículo se fazendo passar por passageiros. Eles mandaram todos descerem do ônibus e atearam fogo com gasolina. O veículo foi totalmente destruído. Há notícias de que um dos criminosos teria queimado as costas.
Por volta das 20h de ontem, dois homens armados tentaram atear fogo em um veículo da linha Jiboia Branca/Ver-o-Peso. O coletivo foi alvo dos criminosos enquanto preparava-se para encerrar a viagem no final da linha, que está localizado no bairro do Sideral. O motorista e moradores da localidade foram mais rápidos e conseguiram impedir que as chamas se propagassem. Poucos mais de uma hora depois, o veículo foi recolhido pela empresa de transporte.
Dois homens armados desceram de um carro de cor vermelha, entraram no ônibus e jogaram gasolina. Antes, eles exigiram toda a renda que tinha no caixa. Depois de por fogo no ônibus, os dois homens fugiram. Ninguém se feriu.
O supervisor da Forte, Antônio Barroso, contabiliza seis ônibus da empresa incendiados somente este ano, sendo que, em quatro deles, a perda foi total. O prejuízo aproximado de cada veículo é em torno de R$ 500 mil.
SÃO MIGUEL
Um caso semelhante foi registrado no município de São Miguel do Guamá, nordeste paraense. Um ônibus foi incendiado na madrugada de ontem, às vésperas do círio do município, que reuniu cerca de 60 mil romeiros na manhã de ontem. Segundo a polícia, o ônibus pertence a uma empresa que trabalhava na pavimentação de ruas. Ainda não há informações sobre os autores do incêndio que destruiu totalmente o ônibus.
Criminoso ficou queimado
Segundo o cobrador e o motorista da Forte, que foram atacados ontem no Paar, os três desconhecidos subiram no coletivo na parada da Estância Araújo, a primeira parada após o final da linha. Eles se fizeram passar por passageiros e pagaram as passagens ao cobrador.
“Eles estavam muito agitados. Um deles ficou no fundo do ônibus e percebi que iriam anunciar o assalto a qualquer momento. Um deles, que estava armado de revólver 38, me abordou. O outro não vi, mas, segundo o motorista, estava armado de pistola. Eles pegaram a renda, mas não havia quase nada, apenas o dinheiro das passagens das duas mulheres e deles três, estávamos iniciando a primeira viagem do dia”, contou o cobrador.
“Um deles tirou da mochila um galão contendo uns 5 litros de gasolina. Mandaram todo mundo descer e espalharam a gasolina pelo ônibus. Foi tudo muito rápido”, completou o motorista. “Pensei que tivesse espirrado gasolina na minha camisa, pelas costas. Corri para sair de lá o mais rápido possível. Temi ser queimado. Ainda saí na frente do último (assaltante). Quando passei pela porta do ônibus e ele (assaltante) vinha atrás de mim, foi quando houve uma explosão. O fogo passou sobre a minha cabeça e queimou as costas dele (incendiário) que vinha atrás de mim”, descreveu o cobrador. Os trabalhadores, as passageiras e os outros incendiários não foram feridos. Os nomes dos empregados da Forte foram preservados a pedido deles, pois temem sofrer represálias.
O crime foi registrado na Central de Flagrantes da Cidade Nova. O delegado Adelino Sousa, que preside o inquérito policial, deslocou-se até o local do incêndio. O veículo foi estacionado próximo ao canteiro, onde a vegetação também foi queimada e havia restos de vidro e peças do veículo destruído. O ônibus foi removido pela empresa no final da manhã. Um par de sandálias que, segundo as testemunhas, pertencia ao criminoso que foi queimado, foi recolhido pela polícia. Os autores do incêndio estão sendo procurados.
Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *