Dilma exonera vice-presidente da Caixa indicado por Cunha
A presidente Dilma Rousseff exonerou, nesta quinta-feira, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Fábio Ferreira Cleto. O executivo, que estava no cargo desde 2011, foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A exoneração, publicada no Diário Oficial da União, acontece em um momento de tensão crescente entre o Palácio do Planalto e Cunha. A relação, que já vinha se deteriorando, atingiu o ponto mais crítico com a decisão de Cunha de dar prosseguimento ao processo de impeachment de Dilma. No dia seguinte, a presidente fez um discurso duro e, sem citar o nome do adversário, afirmou que não tinha conta no exterior. Cunha é investigado na Operação Lava-Jato por, supostamente, ter recebido em contas na Suíça dinheiro desviado da Petrobras.
Cleto era o responsável por administrar as loterias federais e os fundos instituídos pelo governo federal. Segundo o site “G1”, Cunha desdenhou da demissão do aliado e disse que, para o currículo de Cleto, “é melhor não estar nesse governo”. Antes de assumir o cargo na Caixa, o executivo teve ampla experiência no mercado financeiro. Foi analista de fundos mantidos por bancos como Nacional e ABC Roma, operou ações da Bolsa de Valores, geriu fundos do Banco Itaú e passou pela gestora Aquitaine Investment.
Fonte: O Globo