Poço da Cosanpa no bosque da vera paz se transforma em depósito de dengue
A abertura da tampa de um poço de 10 metros de profundidade localizado na entrada do Bosque da Vera Paz está tirando o sono de moradores do bairro do Laguinho, em Santarém. Há mais de 05 anos, segundo os comunitários, o poço foi abandonado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e, que por conta disso, as famílias sofrem com a falta de água potável.
Para os moradores, o poço provoca todos os tipos de riscos aos usuários do Bosque, principalmente a crianças e idosos e, que também virou local de acúmulo de lixo e criadouro do mosquito da Dengue.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro do Laguinho (AMBAL), Jurandir Azevedo, denuncia que o microssistema de água foi abandonado pela Cosanpa, há muitos anos e, que os freqüentadores do Bosque da Vera Paz, assim como os moradores do Laguinho, estão correndo todo tipo de risco.
“Inclusive, a Comunidade que era servida por esse poço da Cosanpa não foi avisada que ele estava contaminado e que foi interditado, porque estava com esse problema. Fizeram uma proteção de madeira ao redor do poço, mas não deu certo”, conta Jurandir.
Segundo ele, muito tempo depois a madeira apodreceu e a tampa rompeu, deixando o poço sem proteção. “Esse poço tem uma profundidade de 10 metros, oferecendo risco de uma criança ou um idoso cair no buraco. O poço tem uma escada, mas é muito profundo. Tem o risco também de um adulto quebrar uma perna ou um braço, caso venha cair nele ou uma pessoa embriagada. Se uma criança cair nesse buraco não tem como escapar, porque tem lixo e água contaminada”, alerta Jurandir.
Ainda para complicar a situação, de acordo com ele, o poço tem focos do mosquito da Dengue. “Nessa época, em que a mídia está mostrando que a população deve ter cuidado com lixo e água parada, esse poço é exatamente onde ficam os focos do mosquito da Dengue. No local, tem constante tráfego de pessoas, por isso estamos pedindo ao órgão responsável que tome providência em relação a vedar esse poço”, ressaltou Jurandir.
ÁREA DE LAZER: No dia 29 de junho de 2012, a Prefeitura entregou para a população de Santarém o Bosque da Vera Paz, considerado um dos melhores espaços de lazer da cidade. O Bosque fica localizado na Avenida Tapajós, bairro Laguinho, em uma área da antiga praia Vera Paz.
O local é equipado com passarela em ladrilho, quiosques, área de contemplação com vista para o rio Tapajós e espaço para caminhadas e corridas. O Bosque da Vera Paz conta ainda com uma quadra poliesportiva, construída para ser uma opção de prática esportiva aos moradores dos bairros Laguinho e Salé.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto