Biólogos resgatam o primeiro peixe-boi do ano em Santarém

Bióloga com o peixe-boi
Bióloga com o peixe-boi

Na manhã de terça-feira, 5, um peixe-boi filhote fêmea de 81 centímetros e 8,900 quilos foi resgatado pela equipe do Jardim Zoológico da FIT/UNAMA, na comunidade do Piracãoera, município de Santarém, no Pará.
Após chegar à quarentena do zoológico, o filhote passou por uma avaliação biométrica realizada pelos veterinários Jairo Moura e Ianny Posiadlo. Foi identificado que o filhote apresenta ferimentos superficiais ventral e vestígios de cordão umbilical, ou seja, trata-se de um animal com aproximadamente quatro semanas de vida.
O resgate desse filhote é o primeiro registro do ano de 2016 e sexagésimo quinto do projeto peixe-boi. O animal continua em observação, sua respiração está com intervalo apresentando o tempo de 35 segundos, considerado normal dentro da média com os filhotes da espécie. “A observação será contínua, pois o animal é muito novo”, afirma Jairo Moura. “A próxima etapa é o tratamento curativo desses ferimentos superficiais e, quando for necessário, fazer as aplicações de substâncias medicamentosas, porém, apenas de acordo com o caráter da observação”, ressaltou Moura.
Ele destaca que é importante explicar que esse animal só poderá retornar para a natureza após dois anos.
UNIVERSIDADE OFERECE MAIS DE 20 CURSOS DE CAPACITAÇÃO GRATUITOS
Com o ritmo de férias, muitos estudantes procuram viajar e fazer outras atividades fora da rotina. Mas há aqueles, que mesmo em período de recesso, gostam de estudar. Aproveitando essa disponibilidade e a boa vontade dos alunos, as Faculdades Integradas do Tapajós FIT/UNAMA, realiza neste mês de janeiro de 2016, o projeto Capacita, como sugestão de uma boa opção para aqueles que já estão na graduação aperfeiçoarem seus conhecimentos.
Além de permitir que as aulas sejam transformadoras, o conhecimento possibilita aos estudantes uma qualificação específica de capacitação sobre uma determinada área. Para a diretora da FIT/UNAMA, Deliana Santos, discutir conhecimento com os alunos e a comunidade é promover oportunidades. “Essa atividade além de ser uma responsabilidade social, proporciona aos nossos acadêmicos horas de atividades complementares uma vez que a legislação determina, também levar à comunidade oportunidades para adquirirem conhecimento”, ressalta.
A FIT/UNAMA oferece diversos cursos nas áreas de saúde, exatas, comunicação e tecnologia de informação.
Os onze cursos que a instituição disponibiliza como: Administração, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Publicidade, Medicina Veterinária, Redes de Computadores e Tecnologia da Informação (TI), farão parte do capacita através de minicursos. “Custos e preços; como publicar em congressos e periódicos científicos; finanças empresariais; Acidentes por animais peçonhentos: sistemática; história natural e epidemiologia; Entomologia médica; identificação botânica de espécies arbóreas da região amazônica; ergonomia; tipagem sanguínea para a comunidade; boas práticas de manipulação de alimentos; produção de horta caseira; criação de galinhas caseiras; Planejamento Financeiro; educação financeira familiar; linhas de crédito e sua concessão; aquisições públicas: licitações; a elaboração/normatização de trabalhos acadêmicos; a influência do universo virtual na vida cotidiana; Oficina de linguagem institucional e atendimento ao público (público-alvo: CRA), aprendendo a dissertar para exames e concursos; como criar e publicar em wordpress; a voz saudável: técnicas para melhorar a comunicação verbal” são alguns dos cursos que serão ofertados no Capacita 2016.

As inscrições estão sendo realizadas na secretaria das coordenações. Qualquer pessoa pode participar. A FIT/UNAMA receberá alimentos não perecíveis para doação durante as inscrições. Mais informações através do telefone (93) 3523 5088.
1 – Enfermagem: arroz 2 – Contabilidade: açúcar 3 – Administração: óleo 4 – Biol/Biom: café 5 – TI/Redes: macarrão 6 – Med. Vet.: feijão 7 – Publ./Jornalismo: biscoito 8 – Direito: Feijão

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *