OAB e Associação Comercial denunciam Banco do Brasil de Óbidos
O descaso da agência do Banco do Brasil da Cidade de Óbidos, oeste do Pará, relacionado ao atendimento aos clientes levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Comercial, Diocese e outros órgãos e entidades, a publicarem uma “Carta Aberta de Repúdio” ao Banco naquele Município.
Óbidos se localiza na região da Calha Norte, onde se destaca nacionalmente pela originalidade do carnaval, que apresenta aos brincantes, em fevereiro de cada ano. Porém, o péssimo atendimento ao público oferecido pela agência do Banco do Brasil ofusca o desenvolvimento da cidade.
“É desastrosa a atuação do Banco do Brasil em Óbidos/PA, que penaliza a população pela gama de irregularidades que vem cometendo, que vão desde uma espera para atendimento dos clientes de mais de 01 hora nas filas, sistema fora do ar, permanente falta de dinheiros nos caixas eletrônicos prejudicando o comércio e a população, descaso no atendimento”, disse a OAB/ Óbidos, em nota.
Segundo a entidade, todos os problemas ocorridos aos clientes levaram a OAB a buscar parceria com representantes da sociedade civil, para publicar a Carta Aberta contra a agência de Óbidos e encaminhar em dezembro de 2015 um “Pedido de Providências” ao superintendente do BB em Belém, Hugo Taylor, que ainda se encontra à espera de qualquer solução.
A carta foi assinada por varias instituições do Município como a Associação Comercial e Empresarial de Óbidos (ACEO), Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Pará – Subseção Óbidos), Sindicato Rural de Óbidos, Sindicato dos Servidores Públicos de Óbidos, Colônia de Pescadores Z-19, Diocese de Óbidos e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Óbidos. Na carta eles cobram melhorias no atendimento da agência local.
Veja a Carta de Repúdio na íntegra:
“Carta de Repúdio ao Banco do Brasil S.A. Agência desta Cidade de Óbidos/PA
As entidades abaixo relacionadas, neste ato representadas por seus respectivos representantes legais firmatários, vem por esta e na melhor forma de direito repudiar a falta de compromisso do Banco do Brasil S.A., agência desta praça de Óbidos/PA, com o cidadão obidense, notadamente pelo incrível e contumaz desrespeito à legislação vigente, eis que de forma sistemática tem se recusado a cumpri-las, entre as quais o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078, de 11/09/1990) e as disposições da Lei Estadual nº Lei 7.255/2009, tratando seus inúmeros clientes com total descaso, ignorando o mandamento legal que tem natureza de ordem pública e, portanto, todos estão jungidos as suas regras e, com isso, obrigados a cumpri-las, daí porque em atenção ao advento de fatos relevantes e gravíssimos aos interesses do cidadão obidense a prejudicar deveras suas operações financeiras decorrentes da absoluta inércia dessa instituição, eventos alusivos à (I) deficiência do sistema informatizado de operações financeiras da mesma instituição creditícia, consubstanciada naquilo que usualmente se denomina de ‘queda do sistema’ ou ‘sistema fora do ar’, notadamente em períodos de pagamento do funcionalismo público, decorrendo dessa incrível deficiência notáveis prejuízos a uma cadeia de outros serviços destinados à população e corolariamente à própria economia do Município de Óbidos; (II) o desabastecimento constante, principalmente aos finais de semana, de dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos, ocasionando, dessarte, obvio e indelével prejuízo ao cidadão comum; (III) a lerdeza, a leniência, a inteligência daquela instituição bancária no que concerne ao atendimento aos clientes e usuários dos serviços de péssima qualidade prestados pela mesma, a ponto de invariavelmente se observar uma espera média e injustificável de até 01h15 min (uma hora e quinze minutos) para que ocorra o efetivo atendimento perante aos caixas e demais canais de atendimento dessa instituição, contrariando, como visto, preceitos do Código de Defesa do Consumidor, considerando que se trata de relação de consumo, além de preceitos da Lei Estadual (Lei 7.255/2009) que estabelece em seu artigo 1º a obrigatoriedade de atendimento aos usuários no tempo máximo de até 30 minutos em dias normais (Inciso I) e até 45 minutos em véspera ou depois de feriados prolongados, incorrendo em penalidades em caso de descumprimento (artigo 2), razão pela qual resolvem pugnar em carta aberta ao público e em caráter de urgência providências visando a otimização dos serviços prestados por essa instituição financeira no que tange aos pontos tangidos alhures, eis que a continuidade dessas gravíssimas deficiências atentam sobremaneira contra o conceito maior de cidadania intrínseca aos usuários/cidadãos e a própria legalidade, a teor da legislação constitucional e infraconstitucional”.
SUCATEAMENTO DO BB EM SANTARÉM: O péssimo atendimento nas três agências do Banco do Brasil em Santarém também virou alvo de denúncias de usuários. Filas intermináveis, demora no atendimento, mau humor de funcionários e falta de dinheiro nos caixas eletrônicos são motivos de inúmeras reclamações de clientes do Banco do Brasil, em Santarém.
Revoltado com o péssimo atendimento nas agências bancárias, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, declarou que falta classificação para ser dada ao tratamento imposto pelo Banco do Brasil aos seus clientes nesta cidade.
“Nas três agências o atendimento é muito ordinário, da pior qualidade, coisa de banquinho da mais canalha republiqueta. Um desrespeito aos cidadãos, pois correntistas dessa instituição bancária que gasta milhões em propaganda institucional e é utilizada como ‘cabide de emprego’ de apaniguados que mamam nas ‘tetas do poder’ e não fazem nada, passam por vexames e humilhações”, disse Dr. Ubirajara.
Segundo ele, em Santarém, todos os dias e nos finais de semana a situação se agrava, onde a maioria dos caixas eletrônicos sequer possui o papel para impressão de extratos bancários. Dr. Ubirajara denuncia que os caixas eletrônicos só servem para consulta na tela e para receber envelopes de transferência ou de depósitos.
Por: Manoel Cardoso